Por Di Lua, sobre Uncategorized
Dia 02/03/2016

cartão-de-credito-lary-di-lua (1)

Eu não tenho cartão de crédito e impressiono a todos quando digo isso. E não é por falta de oferta por parte das operadoras, que me ligam insistentemente oferecendo cartão. Mas enquanto eu puder adiar, adiarei.

Sempre observo amigos, e até em casa mesmo, as pessoas comentando que a fatura do cartão veio altíssima. As pessoas esquecem que quando se faz uma compra no cartão de crédito você apenas adia aquela dívida, e que uma hora terá que pagá-la. Além disso, quem não tem sua vida financeira sob controle sofre quando várias parcelas se encontram justamente naquele mês em que não sobra dinheiro para nada.  Ter cartão de crédito exige controle, e se você não tem, ficará endividado bem antes dos 30 anos.

cartão-de-credito-lary-di-lua (3)

Aprendi a comprar as coisas sempre à vista, e a ideia de parcelar uma dívida em partes me dá dor de cabeça. Além disso, quase sempre há um desconto garantido para o pagamento a vista. É claro que tem coisas que você terá que parcelar (a não ser que você tenha muito dinheiro), como carro, casa, e outros objetos de valores altos. E é claro que eu já tive que usar o cartão de crédito da minha mãe, pois tem sites que ainda insistem em só aceitar pagamento via cartão de crédito, mas evito o máximo e sempre escolho parcelar a conta em apenas 1x.

Não ter cartão de crédito é uma escolha que me ajuda sobretudo a economizar dinheiro, pois sempre penso bem antes de comprar coisas supérfluas e se vale a pena usar o dinheiro da minha poupança.

cartão-de-credito-lary-di-lua (2)

Dicas para não se endividar com cartão de crédito:

Sempre pague o valor total da fatura;

Faça uma lista dos seus gastos durante o mês, e anote todos os pagamentos e gastos durante o mês, inclusive as contas feitas no cartão;

Não tenha um limite de crédito acima da metade de sua renda mensal;

Participe dos programas de recompensa do cartão, muitas operadoras oferecem pontos que podem ser trocados por produtos, descontos e até passagens áereas;

A coisa ficou feia e não sobrou dinheiro para pagar a fatura? Ligue na operadora do cartão e renegocie a dívida.

E vocês, como lidam com o cartão de crédito?