Por Di Lua, sobre Cinema, Uncategorized
Dia 13/05/2013

Psicose é um filme norte-americano de 1960, dirigido por Alfred Hitchcock, clássico de terror dos cinemas. O roteiro do filme originou do livro de Robert Bloch, o qual Hitchcock havia comprado os direitos autorais anonimamente. Ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado. O filme faz parte da lista dos 100 maiores filmes de todos os tempos, pelo Instituto Americano de Cinema.

Sinopse   
Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca. E é a partir daí que começa toda a ação do filme, cercada de suspense e transtornos psicológicos.


Curiosidades

  • Psicose foi feito em preto e branco porque o diretor temia que a cena do chuveiro ficasse chocante demais com o vermelho do sangue;
  • Hitchcock aparece no filme durante aproximadamente quatro minutos, do lado de fora do escritório em que Marion trabalha, e ele está usando um chapéu de Cowboy;
  • A cena do chuveiro demorou sete dias para ser filmada, e utilizou 70 diferentes posições de câmera.
  • Esta mesma cena, é uma das mais famosas e satirizadas na história do cinema;
  • Houve três sequências: Psicose 2, lançada em 1983, Psicose 3 em 1986, e o capítulo final foi lançado em 1990. Houve também um especial chamado Bates Motel em 1987 e um remake em 1998.
Baixe Psicose em torrent aqui.