Por Di Lua, sobre Uncategorized
Dia 13/12/2013

Hoje é a última sexta-feira 13 do ano, que já teve outra em setembro. Mas você sabe como surgiu toda a superstição ligada a esse dia ?

Na numerologia número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Enquanto o número 13 é considerado de má sorte, irregular, sinal de infortúnio.

Como a sexta-feira foi o dia da semana em que Jesus foi crucificado, é também considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

No entanto, a supertição com a sexta-feira 13 tem origem muito antes de Cristo. Na mitologia nórdica, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados, exceto Loki, o espírito do mal e da discórdia. Mesmo assim, o deus apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.

Já em outra história, a deusa do amor e da beleza nos mitos nórdicos era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como uma forma de se vingar, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

Outras histórias, ou eventos ligados a sexta-feira 13

-Alguns pesquisadores afirmam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira;

-Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira;

-A Ordem dos Templários foi declarada ilegal no dia 13 de outubro de 1307 pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

-Além de Jesus morrer na sexta-feira, acredita-se também que a Santa Ceia é um sinal do mau agouro desse dia. Sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

-O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.

-A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao livro Sobreviventes: a Tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

-No Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.

Não vejo nada de mais em uma sexta-feira 13, é um dia comum como qualquer outro. Mas têm pessoas com um medo irracional da sexta-feira 13, essa fobia é chamada de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

E vocês, qual a relação com a sexta-feira 13 ?