Por Di Lua, sobre Diário de Viagem
Dia 13/11/2017

Nos últimos feriadões que tiveram eu acabei passeando aqui por perto de Goiânia (veja post sobre o Salto Corumbá) ou ficando em casa, mas neste último programamos (eu e minha família) de ir para Araxá em Minas Gerais. Sempre ouvimos falar sobre a história da cidade e de suas termas. Então começamos a pesquisar sobre os pontos turísticos da cidade, que faz parte do triângulo mineiro, se ficava muito longe de Goiânia, pesquisar os hotéis, essas coisas.

Igreja da Medalha Milagrosa – Uberaba/MG

No dia 02 de novembro saímos às 6h  de casa e às 8h estávamos no Posto Caipirão, em Goiatuba/GO, tomando o café da manhã. Conhecemos o posto, que possuí um “mini-zoológico” quando fomos para Capitólio (saiba mais) em maio. De lá paramos em Uberlândia para esticar as pernas e usar o banheiro e seguimos rumo a Uberaba/MG, pois minha mãe queria conhecer o Santuário da Medalha Milagrosa, que é belíssima e atraí fiéis de todo o país . Aproveitamos a parada e almoçamos no restaurante Cheiro Verde, que fica bem próximo à igreja.

Igreja de São Domingos

Chegamos em Araxá por volta das 16h e fomos direto para o Hotel Morada do Sol, que possuí uma localização ótima: bem em frente à praça de São Domingos, onde está localizada a Igreja de São Domingos, que é bem no fim da Avenida Antônio Carlos, então dá para visitar todos os museus da cidade a pé, além de ser próximo à supermercados, bares, restaurantes,  pizzarias, sorveterias, bancos, entre outros. A diária com café da manhã (farto e delicioso) saiu R$60 reais por pessoa (sim, muito barato). O Hotel é simples, mas bem organizado.

Cine-Teatro Brasil – Araxá

Depois de instalados, saímos a pé para conhecer a cidade, que me surpreendeu. Adoro observar a arquitetura dos locais, das cidades, principalmente das antigas e Araxá me surpreendeu por isso: no Centro não tem só casarões antigos e tombados, mas muitas casas “modernas”, com estilo dos anos 70. É interessante ver como a história ocorre nos lugares e deixa suas marcas.

Araxá

O nome da cidade, homônimo à tribo indígena que vivia naquela região, significa “Um lugar onde primeiro se avista o sol”. Com a decadência da mineração, os moradores de regiões vizinhas começaram a criar gado na região onde hoje é Araxá, e entre 1770 e 1780 surgem as primeiras fazendas na região.  Com o descobrimento de terral fértil e do sal mineral nas águas do Barreiro, o povoamento de Araxá começa a se intensificar.

Tauá Hotel, no Complexo Barreiro

A formação geológica da cidade é rica em minérios como as águas sulfurosas e radioativas, o nióbio e a apatita, tal característica atraí turistas de todos os cantos para tomar banho nas águas que “curam”. Outros pontos interessantes na história da cidade é que na Bacia do Barreiro, viveram animais pré-históricos há milhares de anos (há fosseis no Complexo Barreiro), e que um dos maiores quilombos de Minas, o Quilombo do Ambrósio, foi formado nessa região, mas hoje não há mais nenhum vestígio dele.

Fonte Dona Beja

Querem ver como foi minha viagem de Goiânia a Araxá? o vlog já está no Youtube!
Para não ficar gigante, dividi o vlog em três partes, a primeira e a segunda parte já estão no canal (aqui e aqui). No próximo episódio mostrarei como é o interior do Tauá Hotel e como é o Complexo Barreiro.

Jeovana disse:
Dia 15/11/2017 às 03:17

Nossa Lary, impressionante como você detalha cada ponto turístico. Gostei muito

Di Lua disse:
Dia 15/11/2017 às 16:41

Oii Jeovana, que bom que gostou 🙂

Dia 15/11/2017 às 23:10

Essa cidade é muito lindinha! Tenho vontade de visitar também.
Adorei seu post!

Dia 20/11/2017 às 18:14

Vale super a pena Dani 🙂

Luciano Maia disse:
Dia 16/11/2017 às 00:31

Meu sonho conhecer Minas Gerais, passaria uns 10 dias visitando várias cidades…
Super amei <333 seu post!

Dia 20/11/2017 às 18:14

Eu conheço algumas cidades, mas são tantas que eu tenho que conhecer ainda Luciano. Que bom que gostou, fico muito feliz 🙂