Por Di Lua, sobre Moda
Dia 12/04/2016

dieta fashion lary di lua (1)

Deixar de ser muito consumista não foi uma das minhas metas para este ano, mas após pensar muito e analisar minha relação com o consumo decidi fazer uma “dieta fashion” e ficar três meses sem comprar roupas ou calçados. Sei que é pouco tempo, mas não quero fazer um compromisso mais longo e depois quebra-lo. Por isso vou fazendo essa dieta ao poucos, e ir aumentando o tempo de duração conforme o meu “sucesso”.

Porque eu decidi fazer essa “dieta fashion”

Eu sou muito consumista, mas sempre admirei quem faz essas “dietas fashion” e ficam um ano, ou mais sem comprar nada e usam somente o que já tem. O armário capsula é outro “estilo de vida” (acho que pode se chamar de estilo) que vem me influenciando positivamente, principalmente pelo fato de pensar muito antes de comprar qualquer peça de roupa e por desapegar daquilo que não uso e/ou não vou usar nunca. E mesmo que eu não faça de fato o armário capsula (separar uma pequena quantidade de peça para usar naquela estação), estou sempre me policiando seguindo seus princípios.

dieta fashion lary di lua (5)

Além disso, eu tenho gastado significativa parte do meu salário com roupas, muitas delas eu acabo não usando ou vendendo no Enjoei, e isso acaba prejudicando meu orçamento, que atualmente é focado em alguns objetivos: como comprar um apartamento/casa e conhecer a Califórnia e/ou NY. Ao gastar muito com coisas desnecessárias, eu acabo ficando cada vez mais distante do meu sonho/objetivo.

Outro fato importante para eu fazer essa dieta, é que às vezes (na verdade quase sempre) eu compro apenas por impulso, por prazer de comprar. Quando estou triste sinto vontade de ir para o shopping ou bater perna no centro da cidade. Ou seja, é uma fuga, onde tenho tentado ficar feliz comprando, ao invés de viver experiências e momentos.

dieta fashion lary di lua (4)

Regras da “dieta fashion”

– Minha dieta fashion começou no dia 07 de abril, data da minha última compra, e se finaliza no dia 07 de julho. Nesse período eu não vou comprar nenhuma peça de roupa ou calçado;

– Nesse período eu tenho que desapegar (doar ou vender) as peças que eu não uso;

– Posso trocar (com amigas, conhecidas e feiras de trocas) as peças que não uso mais;

– Posso ganhar roupas e calçados (maio está aí e eu faço 25 anos J), pois ao ganhar um presente eu não estarei gastando o meu orçamento, e é uma ação de terceiros.

– Posso comprar acessórios e produtos de beleza, pois são coisas que eu não compro sempre ou eu seja viciada.

– Vou tentar criar looks com todas as peças do meu guarda-roupa e tentando não repetir looks. Sempre posto meus looks do dia no Instagram, mas vou tentar fazer um resumão dos looks da semana e posar aqui.

E aí, o que vocês acharam desse meu projeto? Acham válido? Fariam?



Dia 13/04/2016 às 02:28

Interessante… eu nunca tinha ouvido falar de nada parecido. Espero que você consiga, as vezes temos mais do que precisamos.
Beijos :*

Di Lua disse:
Dia 13/04/2016 às 11:28

Oii Fernanda, quase sempre temos mais do que precisamos né!?

Obrigada, beijos :*

Dia 16/05/2016 às 21:47

[…] dia 07 de maio minha dieta fashion completou um mês. E nesse período eu não comprei nada de roupas ou calçados, acho que foi o […]

Dia 16/06/2016 às 23:29

[…] Leia mais sobre o projeto aqui. […]