Por Di Lua, sobre Uncategorized
Dia 14/05/2013

 

Quando Harry Potter conhece Fawkes, a fênix vira cinzas na sua frente e da cinzas ela renasce. Ela aparece inesperadamente na Câmara Secreta e ataca o Basilisco, e com suas lágrimas cura o ferimento de Harry causado pela serpente. Fawkes ainda retira Harry, Rony, Gina e o professor Gilderoy da Câmara. Mas como um pássaro conseguiu fazer isso ?
O mito da Fênix remonta ao antigo Egito, sendo depois transmitido para os gregos e outras civilizações. Entre os egípcios, esta ave era conhecida como Bennu, porém ambas eram associadas ao culto do Deus-Sol, chamado Rá. Ao morrer, este pássaro era devorado pelas chamas, ressurgindo delas uma nova Fênix, a qual juntava as cinzas de seu progenitor e, compassivamente, as conduzia ao altar do deus solar, localizado em Heliópolis, cidade egípcia.
A cada ciclo existencial, a ave sente a proximidade da morte, prepara uma fogueira funerária com ramos de canela, sálvia e mirra, e automaticamente se auto-incendeia, para depois renascer. Esse ciclo, simbolizava os ciclos naturais de morte e renascimento, continuidade da existência após a morte. Por isso, ela era simbolo de imortalidade para os egípcios.
De acordo com as lendas difundidas por cada povo, a ave assumia características específicas – com penas roxas, azuis, vermelhas, brancas e douradas entre os chineses; douradas e vermelhas com matizes roxos para os gregos e egípcios. Era maior que uma águia.
Seu canto era extremamente doce, ganhando tons de intensa tristeza com a proximidade da morte. Suas lágrimas tinham poder curativo, e suas cinzas tinham o dom de ressuscitar alguém que já morreu. Além disso, a fênix possuía bastante força, podendo levar consigo fardos de grande peso. Afirma-se que somente um pássaro podia existir de cada vez. Hesíodo, poeta grego do século VIII a.C., afirmou que a fênix vivia nove vezes o tempo de existência do corvo, que vive cerca de 69 anos. Outros cálculos mencionaram até 97.200 anos.
Atualmente na civilização ocidental, a fênix é um símbolo de esperança, persistência e de transformação de tudo que existe, um sinal da vitória da vida e da inexistência da morte. O desenho da ave é muito comum em tatuagens.
Fawkes, a Fênix de Dumbledore
fenix-lary-di-lua
Fawkes renascendo das cinzas
Fawkes é uma fênix muito bonita quase o tempo todo, e tem uma plumagem vermelha e dourada. É do tamanho de um cisne, e possui uma cauda dourada e faiscante, comprida como a de um pavão e garras douradas e reluzentes.Das penas de sua cauda, foram produzidas apenas duas varinhas (núcleo), a de Harry e de Voldemort.
Ele ajuda Dumbledore e a Ordem da Fênix em diversos momentos, e após a morte do professor na batalha da Torre de Astronomia, todos escutam o lamento de Fawkes em Hogwarts. Quando terminou de cantar, foi embora e desapareceu.


Dia 15/05/2013 às 21:46

Fawkes *-*!
Adorei o post.
Meu sonho era que a fênix, assim como outras criaturas fantásticas, existisse. Acho que se isso acontecesse eu seria como o Hagrid. Já pensou o quão legal seria o Fofo?

laryssa disse:
Dia 15/05/2013 às 22:01

O Fofo legal ?? srsrs
Eu adoraria ter o Bicuço ou a Fawkes *-*

Nilda Silva disse:
Dia 17/05/2013 às 20:43

Adorei seu blog, parabéns pela postagem, bom fim de semana!

Bjos!