Por Di Lua, sobre Dicas de Goiânia
Dia 14/09/2018

Há vários museus em Goiânia, mas a maioria da população sequer conhece. Um deles é o Zoroastro Artiaga, museu que conta a história de Goiás e sua  diversidade cultural através de seu acervo. O Museu, cujo prédio é em Art Deco, está localizado na Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira (Praça Cívica), considerada marco inicial da construção da capital, além de ser a sede do governo e do Centro Administrativo.

Museu Zoroastro Artiaga

O Museu Zoroastro Artiaga foi fundado em 6 de Fevereiro de 1946 e conta com um acervo sobre a história da terra, formação geopolítica de Goiás, fósseis, pré-história, arqueologia e mineração colonial. O nome presta homenagem ao primeiro diretor do museu, o professor Zoroastro Artiaga, que permaneceu na direção até 1957. De 1964 a 1971, Zoroastro foi responsável para caracterização do museu.

As primeiras coleções do Zoroastro Artiaga foram formadas a partir do acervo da Exposição Permanente de Goiás (Escola Técnica de Goiás, 1942, *atual IFG), e outros objetos  que retratavam a cultura e a história do estado, doados por Acari dos Passos de Oliveira, Joaquim Machado Araújo, Orlando Ribeiro e Zoroastro Artiaga. Com o passar dos anos, novas peças foram agregadas às coleções do museu.

Acervos 

O acervo do Zorostaro Artiaga descrevem a história da terra e pré-história (com imagens e fósseis), formação geopolítica de Goiás, coleção de taxidermia, arqueologia,  mineração colonial, transformação do território goiano, navegação do Araguaia, arte sacra, imprensa goiana, cinema e fotografia, mineralogia e artes industriais. O museu também conta com uma ala dedicada à acervos dos povos indígenas que ocupavam o território goiano, além de peças e artigos das principais festas religiosas do estado, como as Congadas de Catalão, As Cavalhadas de Pirenópolis, a Festa do Divino Pai Eterno e a Folia de Reis.

O Museu Zoroastro Artiaga funciona de terça-feira à sexta-feira, das 9:00 às 17 horas. E aos sábados, Domingos e Feriados, das 9:00 às 15:00 horas. A entrada é gratuita

Vocês gostam de visitar museus? já visitou algum aí na sua cidade?

Gostou deste post? salve ele em seu Pinterest clicando na logo da rede ao passar o mouse em qualquer foto deste post!



Lívia disse:
Dia 17/09/2018 às 22:26

mt interessante conhecer esse museu, tds cidades que eu conheço gosto de visitar os museus locais

http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido

Di Lua disse:
Dia 18/09/2018 às 17:14

Oii, Lívia.
Também gosto de visitar os museus das cidades que vou 🙂

Gabrielle disse:
Dia 18/09/2018 às 01:57

Na verdade é até um tanto preocupante o quanto a gente deixa as coisas importantes da nossa cidade sem atenção, né? Fui em Goiânia no Villa Mix e foi super corrido, aí não tive tempo, mas com certeza quero ir um dia pra conhecer mais! Moro em Brasília, nunca fui no Museu do Memorial JK e fui uma vez só, à uns 6 anos, no Museu da República, e é super da hora, rolam exposições diferentes sempre. Esse ano vou tentar dar uma atenção à mais pra essas coisas!

Di Lua disse:
Dia 18/09/2018 às 17:13

Oii Gabrielle, pois é. Se nós que temos essa consciência ficamos em falta com os museus, imagina quem não tem?. Fui duas vezes no Rio de Janeiro e não fui no Museu Nacional, imagina a tristeza que eu não senti com o incêndio lá ;( Precisamos fazer nossa parte.