Por Di Lua, sobre Uncategorized
Dia 24/12/2010

Dezembro é o mês do Natal, de festas e Papai Noel, como prega o sistema capitalista. No entanto o verdadeiro sentido do Natal é o nascimento de Jesus. Todos os anos a Igreja Católica realiza a Novena de Natal, para que as pessoas possam refletir sobre a data. Em Goiânia, a novena “Natal em Família” foi organizada pelo Centro de Pastoral Popular (CPP), e cada paróquia realizou a Novena.

Muitas pessoas vêem na novena de Natal uma troca de experiência, que vem fortalecer o nascimento de Jesus dentro de cada um. Ontem, 22, ocorreu o encerramento da novena de Natal na Igreja Nossa Senhora da Abadia, localizada no Jardim das Aroeiras, na capital. A comunidade preparou uma encenação do nascimento de Jesus, além de trocar experiências e confraternizar.

Para a coordenadora litúrgica da comunidade, Judith Pereira de Carvalho, o Natal é uma época em que as pessoas devem sentir mais amor no coração. “O Natal tem que proporcionar conversão e renascimento, essa luz no coração e mudança de vida. Fazer em nós uma transformação” afirma.

A novena proporciona esse momento de reflexão para mudança. Soneide Borges de Araújo Souza, membro da comunidade Nossa Senhora da Abadia, acredita que primeiro temos que renascer para depois receber Jesus. “O Natal é renascer dentro da gente, porque se eu não renascer, como Jesus pode nascer dentro de mim?” diz ela. Soneide tenta passar para sua família que o presente maior é o amor entre irmãos. “O presente é uma lembrança, o amor é eterno” conclui.

obs.: Matéria produzida para a Parusje
Núcleo de Comunicação da Parusje