Por Di Lua, sobre Diário de Viagem
Dia 15/10/2015

Castelo de lary di lua (1)

Quem aqui nunca teve vontade de conhecer um castelo que atire a primeira pedra. Crescemos ouvindo contos de fadas, onde reis e rainhas moravam em suntuosos castelos, com vários quartos e um imenso jardim. Apesar das histórias serem ficcionais, muitos dos castelos ali falados realmente existiram, principalmente porque a maioria dessas histórias foram escritas na Idade Média.

E é por isso que “Castelos” será o tema da nova série do Diário de Viagens do Di Lua. Ao longo das próximas semanas farei posts falando um pouquinho dessas incríveis construções espalhadas pelo mundo.

DSC_6704

Castelo de Alnwick

Erguido em 1906 por Yves de Vescy, barão de Alnwick, para defender o norte da Inglaterra das invasões escocesas, o Castelo de Alnwick serviu de locação para alguns filmes, inclusive os da saga Harry Potter (J). O Castelo está localizo em Alnwick, Northumberland, Reino Unido.

Em 1309 o castelo medieval foi adquirido pela família Percy, duques e condes de Northumberland e ao longo dos anos foi restaurado diversas vezes. Na segunda metade do século XVIII Robert Adam, arquiteto e designer, realizou mudanças no castelo, inclusive transformando o interior de acordo com o estilo gótico. Outras partes são decoradas no estilo Victoriano.

Castelo de lary di lua (4)

O Castelo de Alnwick exibe três exposições especiais: “Postern Tower” apresenta o interesse do Duque de Northumberland pela arqueologia e abriga pinturas da Pompeia, relíquias do Antigo Egito e objetos romano-britânicos. A “Constable’s Tower” (Torre da Polícia) exibe exposições militares, como a exibição dos “Percy Tenantry Volunteers” (Voluntários do Inquilinato Percy), que foram soldados voluntários enviados para combater as forças de Napoleão Bonaparte. Já a “Abbot’s Tower”  (Torre da Abade) abriga o Museu dos Fuzileiros Reais de Northumberland.

Castelo de lary di lua (5)

Aula de voo com Madame Hooch – Harry Potter e a Pedra Filosofal

O exterior do castelo foi utilizado nas filmagens de Hogwarts (apesar de muitas partes do castelo ter sido feitas por meio de computação gráfica). É na área externa do castelo que Harry Potter tem sua primeira aula de voo com a Madame Hooch, e Neville quebra o pulso ao cair de sua vassoura. O castelo de Alnwick foi também utilizado no filme Robim Hood, Príncipe de Ladrões (1991) e em Elizabeth (1997).

Quer visitar o Castelo de Alnwick? Acesse o site e se informe sobre os dias e horários de visitação.

Castelo de lary di lua (3)

Vocês já tinham ouvido falar no Castelo de Alnwick? Sabiam que trechos de Harry Potter haviam sido gravados lá? Comente aqui: