Por Di Lua, sobre Diário de Viagem
Dia 21/10/2014
Canoa Quebrada/CE

Localizada no litoral leste do Ceará, Canoa Quebrada pertence ao município de Aracati ( a 150km de Fortaleza) e já foi considerada a 5ª praia mais conhecida do mundo. Dunas e falésias avermelhadas são as principais características da praia.

 

 

Canoa Quebrada nasceu do pequeno povoado de Esteve e foi descoberta na década de 60 por cineastas franceses da Nouvelle Vague” (movimento artístico do cinema). Moradores locais, uma tribo indígena e pescadores, sofreram um choque cultural, resultando no sentimento de liberdade que ainda impera.

 

O símbolo característico da praia, uma lua e uma estrela, está esculpido nas falésias, pois segundo a tradição local, os franceses trabalhavam duro durante o dia, mas se entregavam a diversão à noite, por isso os astros como símbolo. Uma outra versão conta que, na equipe de filmagem havia um marroquino, islâmico, e que sentindo remorsos pelas farras mandou esculpir nas falésias a lua a estrela, como forma de ter o perdão de Alá.

 

Dica: Fique na vila durante à noite e visite a Broadway, que é cheia de lojas, bares e restaurantes.

Praia do Francês/AL

 

A Praia do Francês, situada em Marechal Deodoro, é famosa principalmente por suas piscinas naturais, com águas que variam do azul turquesa ao verde escuro, e ondas calmas, devido aos arrecifes. A praia tem esse novo devido o local ter sido frequentado, durante o Brasil Colonial, por contrabandistas franceses de pau-Brasil.
Em alto mar

Em alto mar


Voos de ultra – leve, passeios de banana-boat, barco e jet-skis são algumas das atrações oferecidas na praia. Indico o passeio de barco até os arrecifes, onde é possível fazer mergulho. A praia também é famosa por sediar diversos campeonatos de surf. A primeira vez que estive na Praia do Francês, 2007, estava acontecendo um campeonato patrocinado pela Pena.
Genipabu/RN

A praia de Genipabu faz parte do Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, que além da praia, também engloba o complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental. O Parque está localizado em Extremoz, a 20km de Natal. Com origem tupi, o nome significa “rio dos jenipapos”.

 

 

A praia, que é muito conhecida, é caracterizada por suas dunas, restaurantes, passeios de buggy, jangadas e dromedários.

Praias brasileiras que você deve conhecer – parte I



Dia 21/10/2014 às 23:30

Tenho muita vontade de ir em Canoa Quebrada, é lindo demais. Amei o seu post.
http://cleycianemartins.blogspot.com.br/

Dia 25/10/2014 às 14:49

Conheço todas e guardo muita saudade! Acho que o nordeste tem as melhores praias e o povo mais receptivo. Vale muito a pena, ótimas dicas!

Marcos Paulo disse:
Dia 02/11/2014 às 07:55

Um lugar mais lindo que o outro, obrigado por oferecer essas imagens maravilhosas.

Eternosretratos.blogspot.com