Por Di Lua, sobre Música
Dia 13/07/2012
 Porque 13 de julho é dia do Rock?

Há 27 anos, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres e na Filadélfia, com o objetivo de por fim na fome da Etiópia. Dire Straits, The Who, Queen, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Phil Collins ( que tocou nos dois lugares), Paul McCartney, Eric Clapton, Black Sabbath entre outros marcaram presença nos shows. Em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8, com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo. O Pink Floyd que estava separado há 20 anos tocaram juntos.Assim, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

O Rock começou a se desenvolver a partir da década de 1950, com raízes no rock and roll e no rockabilly. O Rock and Roll  tem suas origens no Blues e no Country. Antes mesmo de Elvis Prelsey, Chuck Berry e Bill Halley já tocavam rock. Um estilo “rápido, dançável e pegajoso”.
” Por que os jovens gostam de rock? Ora, porque os pais não gostam , é claro” Chuck Berry.
Elvis
No fim dos anos 50, Elvis vai para o exército, Chuck Bery é preso por 2 anos, Little Richard vira pastor, Buddy Holly,  Ritchie Valens e Big Boppes morrem em um acidente de avião. Quando o futuro do Rock parecia incerto,  surge os Beatles, carismáticos, irreverentes e cheios de sex-appeal , inaugurando uma era mais livre e esperançosa, os anos 60. No final da década de 60, o rock já tinha desenvolvido diferentes subgêneros, como o Folk Rock e Surf Music. Bob Dylan que abordava temas sociais e políticos numa linguagem poética, foi um dos representantes da música dessa década, assim como Frank Zappa, Pink Floyd, Rolling Stones, Stooges, The Band, The Kinks, The Who, Beach Boys ( uma pegada mais Surf Music)  …
Beatles

Beach Boys
Os anos 70 foi a década de uma movimentada cena alternativa, de experiências comportamentais, a década da contra – cultura, do underground, dos jornais, revistas, livros e discos independentes. O Rock gerou uma série de outros subgêneros, tais como o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Queen, Eric Clapton, Led Zeppelin, The Eagles, Jimi Hendrix, Steppenwolf, AC/DC, Rush, The Runaways , Aerosmith, Scorpions, Van Halen, e muitos outros.
AC/DC

Jimi Hendrix
New Wave, o Punk Hardcore e o Rock Alternativo marcaram a cena do rock na década de 80. Bandas como Ramones, The Clash, The Smiths ( mais informações aqui), Duran Duran, A-ha ( mais informações aqui), Poison, U2, Sex Pistols, etc.  Já na década de 1990, os sub-gêneros que marcaram foram o  Grunge, Metal Core, Metal Progressivo, o Indie Rock, sendo representado por Nirvana, Oasis, Pearl Jam, Bikini Kil, R.E.M.
Duran Duran

 

Ramones