Por Di Lua, sobre Diário de Viagem
Dia 06/11/2018

No feriado do dia 12 de outubro fui para a Chapada dos Veadeiros com a Satur Viagens e aproveitei para conhecer a nova trilha do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Saímos de Goiânia no dia 11 de outubro a noite e chegamos na Vila São Jorge, onde ficamos hospedados, por volta das 6h da manhã. Me ajeitei no meu quarto, tomei um café da manhã reforçado e fui para o Parque, que fica a 800m da Vila. Estava com um grupo que conheci na excursão e decidimos fazer a Trilha do Carrossel, inaugurada no dia 11 de setembro.

A Trilha faz parte do circuito dos Saltos, mas você não precisa ir até eles. Você pode pegar a trilha e seguir direto para a Cachoeira do Carrossel, se refrescar após duas horas de caminhada e seguir para as Corredeiras do Rio Preto para descansar e finalizar a trilha, voltando para a entrada do parque, como eu fiz. O trajeto de ida e volta da trilha do Carrossel passando pelas Corredeiras tem cerca de 9km.

A intensidade da trilha é moderada, com trechos com pedras soltas, descidas íngremes e pedras escorregadias. É preciso ter preparo físico e atenção redobrada. Apesar disso, vale muito a pena, pois a cachoeira do Carrossel é linda. Ahh, além disso, o público preferencial tem entrada permitida com veículos 4×4 próprios até o estacionamento das Corredeiras.

Corredeiras do Rio Preto

Parque Nacional dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada aqui em Goiás. Até maio de 2017, o parque abrangia uma área de aproximadamente 65 500 hectares de cerrado de altitude, dos quais aproximadamente 60 % ficam em Cavalcante e os demais 40 % em Alto Paraíso de Goiás. O parque ainda abrange os munícios de Colinas do Sul, Teresinha de Goiás e São João da Aliança. O Parque foi criado em 11 de Janeiro de 1961, pelo então presidente Juscelino Kubitschek para proteger áreas de enorme beleza, recursos hídricos, fauna e flora específicos do cerrado mais alto do país, protegendo inclusive o ponto culminante do Planalto Central.

Em dezembro de 2001 o parque foi incluído na lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO. Atualmente sua administração está a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Assista ao vlog deste dia aqui

Saiba como chegar à Cachoeira Santa Bárbara lendo este post aqui