Por Di Lua, sobre Diário de Viagem
Dia 03/08/2019

Esse post devia ter sido publicado no final de maio, quando haviam plantações de girassóis por todo o estado, mas com a correria e o programa de postagens do blog, acabei postergando.

Até uns dois anos atrás era quase impossível ver campos de girassóis próximo a Goiânia. Me lembro em quem 2017 em uma viagem para Capitólio/MG e Ubatuba/SP (posts aqui) vi um na estrada, mas não tinha acostamento para parar. Mas para minha felicidade, no ano passado, muitos fazendeiros resolveram apostar na plantação de girassol para fazer óleo, e eu acabei fazendo algumas fotos em um campo na GO 457, entre Vianópolis e Orizona.

Neste ano, não foi diferente e em maio havia algumas plantações bem perto da chácara da minha família, na Fazenda Rio do Peixe, em Vianópolis. Fotografei na ida para a chácara, pela manhã, e como o sol já estava um pouco alto ficou uma luz forte. No fim da tarde, quando voltávamos para Goiânia, paramos no campo de girassol novamente e tirei mais algumas fotos e essas foram as minhas preferidas. Como era pôr do sol, a luz ficou mais suave e as fotos com uma cor diferente, bonita.

Campos de Girassóis em Goiás, lary di lua

Na fotografia o período logo após o nascer do sol e logo antes do pôr do sol quando a luz do dia é mais suave do que quando o Sol está mais alto no céu é chamado de Golden Hour (hora dourada) e é quando fotos à luz natural ficam ainda mais bonitas.

Girassóis O girassol (Helianthus annuus) é uma planta família das Asteraceae, gênero Heliantheae, e que floresce uma vez por ano. Cultivada pelo seu óleo e frutos comestíveis, o girassol é uma planta originária da América do Norte, onde era cultivada pelos povos indígenas para alimentação.

E você, já teve a oportunidade de ver um campo de girassóis ao vivo?



Avatar
Natalia Macedo disse:
Dia 05/08/2019 às 17:45

Perfeito, Lary, sou doida com girassóis. Minha flor preferida da vida!

Avatar
Di Lua disse:
Dia 06/08/2019 às 18:04

Oii, Natalia
também sou doida com girassóis. Que bom que gostou do post 🙂