Por Di Lua, sobre Decoração, Diário de Viagem
Dia 07/04/2020
A Alamo Square é cercada por casas no estilo vitoriano. Essas ficam ao redor da praça, mas não são as Painted Ladies (eu confundi com elas rs)

Quer fugir dos pontos turísticos ou já esteve mais de uma vez na cidade e não sabe o que fazer em San Francisco? que tal tirar uma tarde para conhecer e admirar as casas em estilo vitoriano da cidade?

Uma das coisas que me fez apaixonar ainda mais por San Francisco, foi a arquitetura das casas vitorianas, presentes em toda a cidade. As famosas Painted Ladies na Praça Alamo (Alamo Square) não são os únicos modelos do estilo, que tem exemplares que podem ser encontrados no bairro Castro, Russian Hill, Hayes Valley, entre outros. Assim, admirar essa arquitetura é uma das coisas que você pode fazer em San Francisco durante sua estadia na cidade

O que fazer em San Francisco: conhecer o estilo vitoriano 

Construção no bairro Russian Hill

O boom imobiliário de San Francisco, ocorrido após o fim da corrida do ouro em 1849, fez surgir muitas construções novas, a maioria com estilo vitoriano (termo da época da Rainha Victoria da Inglaterra), predominante entre 1837 e 1910. Até o período entre guerras, a maioria das casas mais antigas de São Francisco eram pintadas de branco ou cinza, como os navios de batalha, para disfarçar a estrutura de madeira. 

Entre 1849 e 1915 cerca de 48 mil casas no estilo vitoriano foram construídas em San Francisco, se tornando uma arquitetura muito comum em toda a Califórnia posteriormente. As Painted Ladies só foram construídas entre 1892 e 1896, por Matthew Kavanaugh. As sete casas situadas ao redor da Praça Alamo (Alamo Square) foram algumas que resistiram ao grande terremoto que destruiu a cidade em 1906. Elas são caracterizadas pela assimetria dos volumes, varandas cobrindo as entradas principais, vidros seccionados, bem como pela existência de vitrais, colunas e balaústres.

Imagem: Reprodução

Em 1963, o artista Butch Kardum teve a ideia de pintar os imóveis vitorianos que resistiram ao Grande Terremoto (1906) em cores mais intensas, ressaltando os ornamentos. Logo depois, várias pessoas começaram a copiá-lo, pintando suas casas, na maioria em tons pastéis.

Estilo vitoriano

Em San Francisco, as casas vitorianas podem ser:

  • Italianate (1850 – 1890), com telhado reto e suportes grossos, janelas finas e altas, tetos arredondados e varandas (a casa azul);
  • Stick (1860 – 1890), caracterizada principalmente por janelas retas e com pedaços de madeira aplicado nas laterais (a casa amarela com marrom); e
  • Queen Anne, que tem muitos detalhes, frontão trabalhado no alto e o telhado em V invertido, como as Painted Ladies.
A marrom tem influencia do estilo stick e a azul do meio Italianate

San Francisco

San Francisco é a quarta cidade mais populosa da Califórnia e foi fundada em 1776 por espanhóis. A cidade é famosa pelo ir e vir dos bondinhos, pela Golden Gate e por seu vento frio. Além disso, foi palco da contracultura na década de 60 e é rica em diversidade cultural.

Salve esse post no Pinterest

*Com informações do Blog da Arquitetura e Hotel Califórnia Blog