Por Di Lua, sobre Diário de Viagem
Dia 28/06/2019

Meu último dia em Vila Velha foi de muita praia e sol. A cidade é linda e as praias mais lindas ainda. Confira:

Após conhecer o Centro Histórico de Vitória e o Palácio Anchieta, fui para o ponto esperar um ônibus para ir para a Praça dos Namorados, na Praia do Canto, mas acabei pegando um Uber, pois o sol já estava se pondo e eu queria chegar na praia ainda durante o dia.

Eu utilizei ônibus apenas duas vezes durante minha viagem, que foi para ir do Convento da Penha até o Centro de Vitória e para ir até o Farol Santa Luzia, e foi super fácil. Pesquisei as linhas que iam para o destino que eu queria no Movit, que me mostrou as opções e que o ponto era de frente o prédio em que eu estava hospedada pelo AirBnb. O Movit é um aplicativo para pesquisar rotas e ônibus em todos os lugares do mundo (vale a pena baixar).

Cheguei na Praça dos Namorados, que é linda por sinal, e estava começando a feirinha de comida e artesanato que ocorre ali aos finais de semana a partir das 18h (eu não fotografei a feira, mas você pode vê-la neste vlog aqui). Aproveitei para experimentar uma torta capixaba muito famosa no Espírito Santo. Eu fiquei doida para experimentar a moqueca capixaba, porém estou com uma inflamação no intestino e não posso comer quase nada. Em relação à torta, me certifiquei dos ingredientes e como era assada não teve nenhum problema.

Saí da Praça dos Namorados e fui caminhando até a Curva da Jurema, uma praia cheia de quiosques e barzinhos e fui até o monumento em Vitória 360º. De lá fui para o apartamento descansar para aproveitar o dia seguinte.

Praias de Vila Velha: Praia Secreta, da Sereia e da Costa

Levantei assim que amanheceu. Tomei o café da manhã, arrumei minhas coisas, e peguei um ônibus direto para a prainha para conhecer o Farol Santa Luzia. Por um relapso de memória encontrei o farol fechado. A maioria dos museus e locais públicos não abrem para visitação às segundas-feiras e, com a supressão de um dia por conta da chuva, acabei me esquecendo disso.

Aproveitei que estava perto e fui para a Praia Secreta, uma praia linda que havia encontrado na internet enquanto fazia minhas pesquisas. Dei uma olhada no Google Maps, que mostrava que a Praia estava na primeira ruazinha a direita após o Farol. Desci a ladeira, virei a rua, mas cheguei a Praia da Ribeira. Fiquei sem entender, mas lembrei que havia passado, na ida e na volta do Farol, por uma portinha em um muro branco. Como eu já estava lá, resolvi voltar. No caminho encontrei alguns trabalhadores que confirmaram minha suspeita, a entrada para a Praia Secreta era realmente na portinha no muro branco.

Cheguei na entrada da Praia, que até então estava deserta, e me apaixonei pela vista. Uma pequena praia cercada por morros, pedras e cactos. Pensei em ir embora pois fiquei com receio de ficar lá só, mas logo quando terminei de pensar isso chegou uma família. Então desci até a praia e fiquei por lá até o final da manhã. A praia é bem tranquila e é linda, vale a pena visitar.  Não havia muitas pessoas na praia, mas com o passar das horas foram chegando algumas famílias. Ela foi a praia de Vila Velha que mais gostei de conhecer.

Vista da Praia Secreta de uma morro de pedra que tem em sua lateral

De lá, segui caminhando até a Praia da Sereia, que fica entre a Praia da Costa e a Praia do Governador (praia particular do governo). A praia recebeu essa nome por existir no local a escultura de uma sereia, no entanto, eu não a encontrei :(.

De lá segui para a Praia da Costa, uma das mais movimentadas da cidade. Tem um calçadão largo, quadras para a prática de esportes. Eu passei o dia todo lá e gostei bastante.

E você, já conhece Vila Velha? qual praia é a sua preferida?