Por Di Lua, sobre Moda/Beleza
Dia 29/08/2019

O Yoga (do sânscrito yuj, que significa unir ou integrar) é uma filosofia prática, existente há mais de dois mil anos. Seus ensinamentos tem como objetivo harmonizar o corpo e a mente, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação. Ou seja, antes de tudo, Yoga é uma maneira de praticar um diálogo entre corpo e mente.

Por que comecei a fazer yoga?

Eu estou praticando yoga desde junho e estou amando. Inicialmente eu procurei a atividade como forma de aliviar o estresse e a ansiedade, que são bem prejudiciais para colite (doença que descobri no ano passado, mas que será assunto de um outro post), mas com o tempo a prática tem melhorado outros aspectos do meu corpo e até da minha vida.

O yoga tem proporcionado não só relaxamento para o meu corpo, mas também flexibilidade para os meus músculos, força, um sono mais tranquilo, bem-estar geral, além de estar contribuindo para o meu crescimento espiritual. Gosto bastante de deixar meus pensamentos mais calmos e fluidos na hora da prática, trabalhando minha respiração.

Eu estou praticando com a minha amiga, Tatielly Machado, que é formada em Hatha Yoga pelo Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga (IEPY) e em Yoga para Crianças e adolescentes com Maria Ester Massola. Se você é de Goiânia, não deixe de fazer uma aula com ela :). Mas você também pode praticar yoga em casa, há muitos vídeos e cursos onlines que poderão te ajudar a aprendar um pouco mais sobre essa pratica milenar.

O que vestir para praticar yoga?

Muitas vezes não temos ideia do que vestir na hora de praticar uma atividade física ou mesmo fazer uma pratica que não temos muito conhecimento. Como eu gosto muito de conforto, nas minhas primeiras “aulas” optei por peças que me proporcionariam movimentar, sem nada ficar agarrando o meu corpo.

Hoje em dia, se tratando de moda fitness, uso muita legging, tops e camisetas, pois não me atrapalham na hora de fazer as posturas, além de preferir tecidos que deixam o corpo transpirar e logo são mais frescos. A prática é feita descalço, logo eu sempre vou com uma sandália fácil de ser retirada ou um tênis para caminhar depois.

Como escolher roupas para yoga?

Legging: para não te atrapalhar na hora de fazer as diversas posturas da yoga, prefira tecidos com alta elasticidade, como o cirré ou o supplex, ou que tenha fibras naturais para que o corpo transpire com facilidade. Há também peças com proteção UV e que são uma boa pedida se você pratica yoga em ambientes externos, como parques.

Calças mais soltinhas: se você não gosta de legging e prefere peças mais confortáveis, pode usar calças mais soltinhas e largas. Eu sempre dou preferência para as de malhas de algodão.

Tops: Esta peça segue os mesmos princípios das leggings, precisam ser feitas de materiais com bastante elasticidade para não atrapalhar na hora de desenvolver as posturas do yoga. Dê preferência aos topos feitos com tecidos como o cirré ou o supplex.

Camisetas: Amo camisetas e elas me acompanham em várias atividades do dia a dia, inclusive na Yoga. Temos a mania de colocar as camisetas mais surradinhas para fazer alguma atividade física, certo? Mas já viu que quando a gente compra roupa nova ficamos bem mais empolgado para fazer algo? Então invista em algumas peças legais e confortáveis para a prática não só de yoga, mas também para ir à academia ou fazer caminhada no quarteirão de sua casa.

E não se esqueça: você precisa fazer coisas por você, que te faça sentir bem com quem você é e que te deixa feliz!

Gosta de yoga? Já praticou ou tem curiosidade para fazer algumas aulas? Me conte aqui nos comentários.



Avatar
Lulu disse:
Dia 03/09/2019 às 00:07

Nunca pratiquei Yoga, mas penso que a escolha da roupa adequada para praticá-la faz toda a diferença no desempenho.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Avatar
Di Lua disse:
Dia 03/09/2019 às 01:08

Faz sim, principalmente porque trabalhamos o corpo e precisa ser roupas que não incomodem 🙂

Avatar
Jessica disse:
Dia 03/09/2019 às 18:34

Minha meta desse ano é fazer Yoga, e com certeza farei de camiseta e legging, adoro o conforto e a praticidade dessa combinação.

Avatar
Di Lua disse:
Dia 05/09/2019 às 02:08

Faça mesmo, Jessica. Eu sinto uma paz tão grande quando pratico.

Avatar
Paloma disse:
Dia 03/09/2019 às 21:24

Acho tão linda a prática de Yoga, sempre desejei praticar, mas ainda não fui atrás de uma escola que ensine, a mulher que prática Yoga fica com a postura correta e aparenta ser chic de natureza hahahaha

Beijoss
Paloma do blog Vida de Sonhos
http://www.vidadesonhos.com.br

Avatar
Di Lua disse:
Dia 05/09/2019 às 02:08

Oii, Paloma, além de deixar a gente calma e relaxada. Faça mesmo 🙂

Avatar
Nat disse:
Dia 04/09/2019 às 01:17

Ah, eu sou louca pra fazer yoga. Pena que em BH é caríssimo!!! Adorei as dicas, Lary!

Avatar
Di Lua disse:
Dia 05/09/2019 às 02:06

Fico feliz que tenha gostado Nat.