Por Di Lua, sobre Diário de Viagem
Dia 30/04/2020
Como será as viagens pós pandemia do coronavírus? lary di lua

Diante da crise do coronavírus, muitas pessoas tiveram que desmarcar suas viagens (inclusive eu), e agora que alguns países europeus começam a flexibilizar a quarentena, os questionamentos em relação às viagens nacionais e internacionais pós pandemia começam a surgir. Como será daqui para frente?

Enquanto em grande parte do mundo as regras de isolamento começam a ser flexibilizadas, no Brasil ainda enfrentamos o aumento constante de contaminados pela covid-19. Por isso, é essencial que todos que tem a possibilidade (privilégio) de ficar em casa, que fique. No entanto, já começa a circular notícias sobre como o mercado de turismo, um dos mais afetados pela pandemia, está se organizando para voltar suas atividades aos poucos.

Viagens pós pandemia: prevenção e rigor na higiene de hoteis

Tanto companhias aéreas como grandes redes de hotéis tem divulgado as medidas que estão tomando para prevenir o Corona Vírus, principalmente em relação a limpeza e a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras.

No dia 27 de abril de 2020, o Airbnb anunciou que irá capacitar os anfitriões, por meio do Programa Avançado de Limpeza, sobre como higienizar os cômodos e lugares. As acomodações que seguir as novas regras serão certificadas. Também será necessário um período de 24h entre uma estadia e outro para evitar os riscos de contaminação. Contudo, o anfitrião que não conseguir seguir os novos padrões do Programa deverá optar pelo Intervalo entre Reservas, que define um período de 72h entre uma estadia e outra.

A rede AccorHotels, que propôs lançar um selo de qualidade de higienização, irá adotar novas práticas de limpezas. Já a rede Marriott criou o Marriott Global Cleanliness Council, um conselho de limpeza global com uma série de regras para prevenir a contaminação pelo coronavírus, como o uso de desinfetante hospitalar na limpeza e sinalização a respeito do distanciamento social.

Reprodução: Folha de São Paulo

Novos procedimentos nos aviões e aeroportos

As companhias aéreas têm informado alterações no procedimento de limpeza de todas as aeronaves, incluindo assentos, cabines, caixas, mesas, banheiro e cozinha. Em relação ao ar, todos os aviões comerciais possuem um sistemas de recirculação que renova o ar do avião a cada 3 minutos e removem quase 99% das partículas.

Para prevenir a contaminação pelo vírus, muitas companhias aéreas suspenderam o serviço de bordo em voos de curta duração. Outras mudaram as embalagens para diminuir o risco de contágio. ALém disso, tem sido discutido o bloqueio temporário de alguns assentos dos aviões para aumentar o distanciamento entre as pessoas.

As viagens nacionais e internacionais pós pandemia também poderão ter restrição de bagagem de mão. A Air Asia e a Emirates tem permitido apenas notebook, bolsa, maleta de mão e itens de bebê na cabine.

A implantação de barreiras de proteção nos balcões de chek-in está sendo estudada, a fim de evitar aglomerações. Ademais, as companhias aéreas também estudam fornecer luvas e máscaras para os clientes.

Macacões impermeáveis, máscaras e viseiras de proteção agora fazem parte do uniforme da tripulação da Emirates. A tendência é que a tripulação de todas as companhias aéreas passem a utilizar todos esses equipamentos de proteção daqui para frente. Além disso, a tripulação passará a ter banheiros exclusivos.

Aumento de preço 

ALguns países têm discutido regras específicas sobre a entrada ou não de estrangeiros até o final de 2020. Essas regras podem prejudicar quem optou por remarcar sua viagem para o segundo semestre.

Além disso, o bloqueio de assentos nos aviões para aumentar o distanciamento, como vem sendo discutido na Europa, fará com que os voos não se paguem, causando um aumento nas passagens aéreas, principalmente nas empresas Low Cost (preço baixos).

Até a publicação deste post, o Brasil já contava com 5.901 mortes e 85.380 casos confirmados por coronavírus, segundo o Ministério da Saúde, portanto fiquem em casa!

*com informações do site Melhores Destinos e Folha de São Paulo

Salve este post no Pinterest



Avatar
Dia 01/05/2020 às 15:25

Já estava tudo para viajar para Lisboa, mais devido o Covid19 tive que cancelar tudo… Infelizmente!