Paraíba, um dos menores estados do Brasil ganhou uma certa popularidade esta semana, afinal, ele é a terra da Juliette Freire. A maquiadora natural de Campina Grande, foi a campeã da 21ª edição do Big Brother Brasil (BBB).
Berço também de Ariano Suassuna e José Lins do Rêgo, o estado conta com 154km de litoral, que se estende de Mataraca (RN) e Pitimbu (PE). Embora as praias de águas cristalinas atraia a maioria dos turistas, existem muitos lugares lindos na região do Cariri.
Agora, se você quer conhecer mais sobre a terra de Juliette Freire, continue lendo este artigo que preparei para você.
Lajedo do Pai Mateus
Situado em Cabaceiras, a 220km da capital, o lugar conta com cerca de 100 blocos milenares de granito, mandacarus, ficheiros e xique-xiques. Portanto, essas características transformaram o Lajedo em uma “Roliúde Nordestina”, sendo palco de mais de 30 filmes, inclusive o “O Auto da Compadecida”
Praia do Jacaré – uma das atrações mais conhecidas na Terra da Juliette
Esse é um ótimo lugar para se assistir ao pôr do sol no estado. Além do espetáculo da natureza, o momento fica ainda mais incrível ao som do Bolero de Ravel. Isso porque há 20 anos, Jurandy do Sax se apresenta a bordo de um barco no rio Paraíba.
A iniciativa que era para movimentar seu bar ganhou tanta fama que hoje é uma das atrações de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. Antes da pandemia, a apresentação, que agora está suspensa, ocorria todos os dias por volta das 17h.
Campina Grande
A Terra da Juliette é considerada a maior São João do Mundo, embora Caruaru (PE) também brigue pelo título. São 31 dias de muita festa, que inclui comidas típicas, shows, apresentações de quadrilha e mais de 120 trios de forró.
Em 2018, cerca de 57 mil turistas visitaram a cidade. Além disso, movimentou cerca de R$70 milhões.
Centro Histórico de João Pessoa
Reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional, o Centro Histórico da capital paraibana está localizado entre os seguintes bairros:
- Centro;
- Róger;
- Jaguaribe;
- Tambiá;
- Varadouro.
São cerca de 700 edificações, entre casarões, igrejas, ruas, praças e parques que contam a história do estado. Entre a arquitetura, existem exemplares do estilo barroco e rococó, como a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, respectivamente.
Piscinas Naturais de Picãozinho
Durante a maré baixa é possível fazer esse que é um dos passeios mais tradicionais de João Pessoa. As barreiras de recifes a 1500m da orla da Praia de Tambaú formam piscinas naturais com águas cristalinas, mornas e cheias de peixinhos.
Geralmente o passeio dura cerca de 4h e o trajeto pode ser feito de lanchas, bem como em catamarãs.
Barra do Gramame
O encontro do mar com o rio sempre é perfeito né!? Por isso, outro lugar lindo para visitar na terra da Juliette é a Barra do Gramame, uma praia localizada na foz do rio de mesmo nome, em Conde.
O local tem estrutura com barracas, além de passeios de caiaque e stand up-paddle no rio, que tem águas mais calmas.
Ahh, assim como outras praias do município, essa tem faixa de areia larga e falésias alaranjadas.
Pico Castelo da Princesa
Também localizado em Conde, esse é outro lugar que você precisa conhecer na terra da Juliette. Ele está precisamente na Praia de Coqueirinho e é um dos atrativos mais visitados no litoral sul.
O pico é esculpido naturalmente em falésias coloridas de roxo, amarelo e verde e pode ser avistado de um mirante do local.
Parque Estadual Pico do Jabre
Criado para preservar o pico, bem como a fauna e flora da região, esse Parque é o segundo ponto mais alto do planalto da Borborema e um dos maiores do nordeste. Ele está localizado em Maturéia, na região central do estado.
Ele é caracterizado principalmente por rochas e vegetação de mata serrana, com alguns elementos da caatinga. Durante as frentes frias, a sensação térmica pode chegar a menos 0ºC.
Praia da Tabatinga
Com visual digno de filme, essa praia é perfeita para quem busca sossego. Além disso, fica a apenas 30km de João Pessoa, no município de Conde. O lugar conta com extensa faixa de areia, águas mornas e falésias.
Apesar disso, não existe estrutura de bares e restaurantes, mas é possível encontrar vendedores de cocos. Por isso, não esqueça de levar comida caso decida passar o dia nesse lugar encantador da terra da Juliette.
Pedra da Boca
É uma formação rochosa de cerca de 336m de altura localizada no parque de mesmo nome, em Araruna, a 165km da capital paraibana. Ela possui uma cavidade central formada por séculos de erosão que lembra uma boca gigante.
O Parque Pedra da Boca, por sua vez, possui uma área de 157 hectares e está inserido na caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro.
Agora quero saber, você já conhece a terra da Juliette? Ficou com vontade de conhecer? Comente aqui: