Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

4 Dicas para tirar fotos noturnas em seu smartphone

Fotos noturnas podem passar por alterações depois do clique

Tirar fotos com o celular, com qualidade profissional pode ser uma tarefa complicada, principalmente durante a noite. Até os fotógrafos mais experientes têm grandes dificuldades neste momento, tudo por causa da baixa luminosidade. Se você já tentou, por diversas vezes e não conseguiu um bom resultado, não fique decepcionado. Já podemos contar com soluções para edição e retoques para qualquer tipo de imagem obtida por smartphones.

tirar fotos noturnas com o smartphone lary di lua (1)
Foto noturna tirada com um Galaxy S5, sem flash.

Quatro dicas para tirar fotos noturnas

 Não use flash

Apesar de já terem se aprimorado, os smartphones ainda possuem um flash de baixa qualidade em relação às câmeras profissionais e ainda por cima só funcionam a curta distância.

As imagens geralmente ficam esbranquiçadas e parecerão chapadas nos locais onde o flash foi capaz de alcançar, além de criar uma sombra escura ao redor da imagem, o que pode estragar sua foto. Para esse tipo de circunstâncias, podemos usar o flash de outro celular para iluminar a cena de forma indireta.

tirar fotos noturnas com o smartphone lary di lua (2)
Seleção do ISO na configuração da câmera no celular

Ajuste o ISO da câmera 

Aumente ou ISO da câmera do seu celular (se esta opção estiver disponível).
O ISO, é um dos maiores aliados e, ao mesmo tempo, inimigo das fotos noturnas. Isso ocorre, porque quanto mais alto o ISO, mais granulada a foto tende a ficar. Em contrapartida, é ele quem regula a sensibilidade da câmera, o que ajuda a deixar a cena mais clara na tela do smartphone, apesar da perda de qualidade.

Desligue o modo HDR

Outro fator que colabora para mais nitidez nas fotos noturnas é desligar o modo HDR.

Esse recurso é ótimo para fotografar durante o dia, pois aumenta a sensibilidade da câmera e diminui a velocidade, gerando balanços de cores mais elevados. À noite, as imagens podem acabar borradas se este recurso estiver ativado. Entretanto, é claro que alguns efeitos produzidos com o HDR ativado podem ser muito bons, mas, se quiser resultados 100% garantidos, desligue-o por algum tempo.

A estabilidade é mais um problema durante a noite. Por conta da sensibilidade da câmera, mesmo quando o HDR não está ativo, as fotos noturnas tendem a sair tremidas. A baixa luminosidade dificulta o clique nítido e objetivo, o que pode afetar a foto se a pessoa tremer. Utilize um apoio para o smartphone ou até mesmo num tripé, pois já existem muitos modelos disponíveis para celulares.

Use aplicativos para editar fotos 

O momento passou, mas a foto ficou, e, ainda por cima, saiu ruim?! Não se preocupe. Centenas de apps para editar fotos já estão disponíveis no mercado.

tirar fotos noturnas com o smartphone lary di lua (3)
Usando o filtro HB1 do VSCOCam, que eu sempre uso nas minhas fotos do Instagram (@larydilua)

Abuse dos recursos

Efeitos 

O jeito mais fácil de dar cara nova a uma foto que não saiu tão boa é colocar um efeito, que, nada mais é do que um filtro aplicado na imagem.

Alguns efeitos desfocam só as laterais das imagens, o que pode ajudar a esconder as sombras das fotos com flash. Outros, ainda, iluminam apenas determinadas partes da foto, e você pode usar esse artifício para destacar o que você achou mais bonito ou a pessoa ou objeto que você queria retratar.

Recortar 

Em situações do cotidiano, cada foto é tirada num momento único em relação à luz e distância. Como o zoom também pode causar um efeito granulado na imagem, é bom evitá-lo.

Entretanto, o problema acaba sendo como tornar mais próximo uma cena que está tão distante, e, ainda, com pouca luz? Se você usar sempre a resolução máxima de sua câmera, você não terá problemas de baixa qualidade na hora de recortar as imagens.

O recorte serve também para remover algumas imperfeições que tenham ficado nos cantinhos das fotos, mas cuidado para não exagerar e remover também uma parte essencial da imagem. Você também pode acrescentar bordas e moldurar para não deixar nenhum sinal de que a imagem foi cortada.

Não tenha medo de cortar suas fotos. Isto é, se você tiver deixado uma cópia da original salva no smartphone!

Melhorando os ruídos

Se você tentou usar as dicas de mestre e até aumentou o ISO, mas, mesmo assim, a imagem saiu cheia de pixels, não se preocupe, pois também tem cura para esse problema. Na hora de editar, você pode utilizar um redutor de ruídos, que vai diminuir a quantidade de pixels da imagem, e vai deixar a seu clique com qualidade melhor.

tirar fotos noturnas com o smartphone lary di lua (1)

Preto e branco 

Se nenhuma dessas edições forem capazes de transformar suas fotos e deixá-las do jeito que você esperava, aplicar um efeito que deixe a foto preta e branca pode ser uma solução inteligente para disfarçar todo tipo de problema. As fotos P&B são muito elegantes e sofisticadas. A imagem pode ficar num tom mais acinzentado ou então bem contrastante, o que dá uma cara bem atual. Lembre-se que o efeito não será único para todas as fotos e você deve controlar a intensidade de cada imagem.

Uma foto noturna nunca será igual a uma foto tirada à luz solar. Então nem tente fazer isso! Aceite que a imagem que você tem na tela foi tirada em condições diferentes, e o que resta é melhorá-la ao máximo. A dica é deixar os tons escuros ainda mais escuros e os claros ainda mais claros. Você pode fazer isso com uma simples regulagem de luminosidade, contraste e saturação dentro do aplicativo de edição.

Já conheciam essas dicas? gostaram? qual aplicativo de foto que você usa mais no seu smartphone ?

*Guest post: SEO Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo