Com águas cristalinas, grandes quedas d’água, trilhas e em meio de grutas, há cachoeiras para todos os gostos em Goiás.
O estado está bem no Planalto Central Brasileiro, fazendo com que seja cercado por chapadas, planaltos, depressões e vales. Além disso, aqui também é banhado por diversos rios e bacias hidrográficas, como a do Rio do Rio Paraná, do Tocantins, do Rio Araguaia e do Rio São Francisco. Logo, o estado é rico em cachoeiras e belezas naturais. Confira cinco destinos com cachoeiras para você conhecer em Goiás após a pandemia.
Cinco destinos com cachoeiras em Goiás
Caiapônia
O primeiro destino da lista é Caiapônia, a 318 km de Goiânia. Cercada por serras, grutas e nascentes de importantes rios, ela é um verdadeiro paraíso ecológico do sudoeste goiano.
A Cachoeira da Jalapa, que conta com um ótimo poço para banho e da Samambaia, com uma queda de 54m, são as principais da cidade. Ademais, não deixe de conhecer a Cachoeira do Sereno, Cachoeira da Abóbora, Cachoeira do Rio Verdão, Cachoeira do Rio Bonito, Cachoeira da Santa Márcia, a Cachoeira do Pântano, entre outras.
Formosa
Com cachoeiras, cavernas e até sítios arqueológicos, Formosa, no nordeste goiano, é uma das cidades de Goiás com um potencial ecoturístico bem grande. As principais cachoeiras são a do Indaiá, que tem uma queda de 15m de altura e a do Véu de Noiva, com uma queda de 30m. No entanto, a Cachoeira do Bisnau, com 100m de altura e um poço verde em sua base, tem se tornado bastante popular. Além disso, é em Formosa que fica o famoso Salto do Itiquira, a oitava maior queda do Brasil (168m).
A cidade está localizada a 282km de Goiânia e a 80km de Brasília/DF. Portanto, é um ótimo destino bate e volta para quem mora na capital brasiliense.
Mambaí
Um pouco mais distante da capital (530km), Mambaí é uma cidade já na fronteira com a Bahia. Por suas belezas naturais, que incluí não só cachoeiras, mas também cavernas, nos últimos anos têm atraído muitos viajantes em busca de aventura e natureza.
A cidade está situada na Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Vermelho. A Área ainda abrange os municípios de Buritinópolis, Damianópolis e Posse. Dessa forma, entre as principais atrações da cidade, está a Cachoeira e Lapa do Funil, formada pela queda d’água do Rio Venturas em uma caverna. Outra cachoeira que merece a visita é o Poço Azul, entre Damianópolis e Buritinópolis. O local além de lindo, com suas águas verde esmeraldas, ainda é ótimo para banho.
Mineiros
Mineiros, no sudoeste goiano, está situado na Serra dos Caiapós, em uma das maiores altitudes do estado, que varia de 700 a 1100m. Além disso, o Parque Nacional das Emas, uma das mais importantes Unidades de Conservação do Cerrado, abrange o município.
Há inúmeras nascentes d’água em Mineiros, a 420km de Goiânia, fazendo com que existam aproximadamente 120 cachoeiras em seu entorno, entre elas a do Sucuri, Dois Saltos e a da Pinguela.
Piranhas
É em Piranhas, a 320km de Goiânia, que está a segunda maior cachoeira de Goiás, o Salto de São Domingos, com 96m. A cidade tem um grande potencial para o ecoturismo devido ser cercada por rios e cachoeiras.
Além do Salto, outra importante atração de Piranhas é a Cachoeira Três Tombos, que une três quedas d’água e formam uma grande cascata. Além disso, há ainda a Cachoeira do Corgão, Paraíso, Três Barras, Piancó, Alvorada, Garimpo e do Macaco.
Quando conhecer as cachoeiras de Goiás?
Goiás tem duas estações bem definidas: uma chuvosa que vai de outubro a abril e outra seca, que vai de maio a setembro. Assim, na seca não há risco de chuva, mas algumas cachoeiras podem estar com o nível de água bem baixo. Já no período chuvoso, você pode enfrentar uma tromba d’água, principalmente na Chapada dos Veadeiros.
Desta forma o período ideal para conhecer as cachoeiras de Goiás é entre abril e julho, pois o nível d’água ainda está alto e as chuvas diminuindo.
Você já conhece algumas dessas cidades? Comente aqui:
Criei um grupo no Facebook para trocarmos ideias sobre lugares e dicas de viagens em Goiás, participem.