Ser voluntário é uma experiência transformadora e que ajuda a mudar a realidade de pessoas no mundo todo. A maioria busca programas de voluntariado na África, pois é o continente com o maior número de pessoas em situação de pobreza extrema. Mais de 85 milhões de pessoas estão desnutridas e um terço da população não tem acesso a hospitais ou à água encanada.
No entanto, nem sempre é fácil saber por onde começar ou qual projeto apoiar. Por isso, neste post vou apresentar à vocês a IMPACT, cuja missão é impactar a vida das pessoas através do trabalho voluntário.
Voluntariado na África com a IMPACT
A IMPACT é uma empresa que intermedia projetos em países africanos que necessitam de assistência e pessoas que querem ajudar. Ela nasceu a partir das vivências que as fundadoras, Giulia Fratelli e Flávia Françoso Genovesi, tiveram no continente africano e da vontade que elas tinham em impactar vidas (tanto de quem é ajudado, como de quem ajuda).
Atualmente a IMPACT atua na África do Sul, Quênia, Tanzânia e Uganda. E os projetos consiste no ensino de línguas para crianças e adultos, esportes para crianças carentes, ajuda em hospitais, empoderamento feminino e cuidado com animais marinhos e selvagens. Veja todos os projetos aqui.
Como se voluntariar
Para fazer um voluntariado na África, você precisa escolher um dos quinze projetos que a IMPACT apoia e entrar em contato com a Empresa. Ela então irá tirar todas as suas dúvidas e explicar como funciona o programa. Caso não tenha certeza qual projeto escolher, não se preocupe, a IMPACT te ajuda a escolher um que irá se adequar à suas habilidades.
A empresa fornece todo o suporte ao voluntário não só aqui no Brasil, mas também quando ele chega no país e local de destino.
Quanto custa?
O custo do voluntariado na África pela IMPACT irá depender do projeto escolhido (veja todos aqui). Dar aula de inglês para crianças no Quênia, por exemplo, custa US$ 220 por semana. Além disso, é cobrada uma taxa de inscrição, que é US$50. Neste valor está incluso acomodação em casa de família local, três refeições diária, assistência do parceiro local e da IMPACT, kit do voluntário, além de manuais informativos. O tipo de acomodação e as refeições inclusas variam de projeto para projeto.
O valor cobrado cobre os custos com apoio ao projeto, recepção no país de destino , orientação e suporte da equipe local, uma vez que as organizações não conseguem cobrir os custos do voluntario.
Custos com passagem áerea, com visto, transporte, atividades de lazer e refeições (exceto as mencionadas no projeto) não estão incluso no valor do projeto.
GANHE 5% de DESCONTO usando o código LARY5 ao se voluntariar com a IMPACT.
O que é preciso para ser voluntario
Para ser voluntario é preciso ter nível básico-intermediário de inglês, disposição e, principalmente, coração aberto para ajudar quem precisa.
Temos a mania de achar que quando fazemos um voluntariado estamos ajudando o outro, quando na verdade a transformação maior acontece em nós mesmos. Ser voluntária no Gleanings for the Hungry, em 2018, foi uma experiência enriquecedora e que mudou minha forma de ver o mundo.