Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre onde reservar sua hospedagem, se no Booking ou no Airbnb, ou ainda se direto com o hotel ou pousada.
Ambas as plataformas funcionam como uma marketplace, a diferença é que a primeira é voltada para hotel, hosteis e pousadas, já a segunda para casas, apartamentos e até mesmo cabana de pessoas físicas (embora lá também tenha empresas).
Agora, se você deseja entender a diferença entre elas e qual é a melhor, continue lendo este post :).
Booking
Em seu site, o Booking se define como “uma das maiores empresas de e-commerce de viagens do mundo”. Afinal, ela está disponível em 43 idiomas e oferece mais de 28 milhões de acomodação, entre hotéis, hosteis e até apartamentos.
Ele funciona como um grande catálogo de hospedagem, e o usuário pode filtrar não só por data e lugar, mas também por localização, se tem café da manhã, comodidades, entre outros.
Assim, ao pesquisar por uma hospedagem em determinado destino e data, o site te apresenta todos os seus anúncios que estão disponíveis.
Você então faz a reserva com o Booking, que a repassa para a empresa em questão.
A plataforma trabalha com dois tipos de reserva, a com cancelamento gratuito (normalmente mais cara) e a sem cancelamento. Portanto, se você optar pela segunda opção e tiver que cancelar a viagem, deverá entrar em contato diretamente com o hotel.
Através do Booking, você ainda pode alugar carros, reserva voos, atrações e táxis
Pagamentos
Em destinos nacionais, geralmente você paga quando faz o check-in ou check-out. Já para os internacionais, é preciso informar o número do cartão de crédito e a hospedagem pode creditar o valor da reserva ou não.
Nas vezes que me hospedei no exterior com o Booking, eu cheguei no hostel e só apresentei a confirmação da reserva.
Airbnb
O Airbnb também funciona como uma marktplace de viagem, mas a diferença é que além de hospedagem em lugares incríveis, desde uma tenda na praia até uma casa na árvore.
A plataforma também oferece diversas experiências, como tours, passeios fotográficos, aulas de culinária, entre outros.
Geralmente pessoas comuns colocam seus espaços para alugar ou receber um hóspede em um quarto em sua residência.
Da mesma forma, o turista pode escolher se prefere ficar em uma acomodação particular, num quarto na casa de alguém, ou ainda em um quarto compartilhado.
Através dos filtros, você define:
- O tipo de espaço que você quer;
- A margem de preço que pretende pagar;
- Comodidades;
- Entre outros.
Além disso, também é possível escolher uma hospedagem por meio de sua localização geográfica, e ler o comentário de todos os hospedes anteriores.
O Airbnb está disponível em mais de 191 países.
Pagamentos
Diferente do booking, no AirBnb você paga no momento em que faz a reserva na plataforma.
Ele aceita diferentes formas de pagamento de acordo com o país do usuário, como cartões de crédito e débito, além do Apple Pay, Google Pay e Paypal.
Booking x Airbnb: qual escolher?
Não tem um melhor que o outro, visto que ambas as plataformas funcionam como uma marketplace de hospedagens.
Contudo, você pode escolher uma ou outra dependendo do seu tipo de viagem. Quando eu viajo sozinha, prefiro olhar no Booking, pois lá encontro opções com um custo-benefício melhor.
Ainda que tenha quartos em espaços compartilhados no AirBnb, geralmente eles são mais caros que quartos de hosteis.
Já quando eu viajo com mais pessoas e queremos cozinhar nossa própria comida ou até mesmo ficar em um lugar diferente, dou preferência pelo segundo.
Ainda assim, sempre olho nas duas plataformas quando estou planejando uma viagem.