Estive na capital paranaense nesta última semana de julho e, entre outras coisas, fiz o passeio de ônibus turístico de Curitiba. A linha passa nos principais atrativos da cidade e é uma opção prática e é recomendada para quem deseja conhecer muitas coisas ou tem poucos dias de viagem.
Os ônibus, que podem ser de dois andares ou não, passam em diversos pontos da capital, facilitando a vida do turista. Além disso, eles funcionam 24h.
Se você quer saber mais sobre esse passeio, continue lendo este post.
O que é o ônibus turístico de Curitiba?
O ônibus turístico de Curitiba é uma linha especial que circula pelos principais pontos turísticos da cidade, como o Parque Tanguá, Jardim Botânico, Ópera de Arame, Parque Barigui, entre outros. Dessa forma, é possível conhecer vários lugares pagando apenas uma vez e de forma fácil e prática.
Como funciona, horários e valores
Essa linha especial funciona de terça a domingo, iniciando às 08h30 na Rua 24h e com a última saída às 17h30. No entanto, se você tiver nas últimas paradas, como no Parque Tanguá, consegue pegar ele até umas 19h30. Confira o horário certinho aqui.
Os ônibus saem de 30 em 30 minutos durante a semana e de 15 em 15 minutos aos sábados e domingos. Dessa forma, você consegue visitar vários lugares ao longo do dia.
Para fazer o passeio, basta comprar o cartão, que é vendido dentro do veículo (dinheiro ou cartão). Ele custa R$50 e vale por 24h (crianças até 5 anos não pagam). Assim, é possível começar o passeio por volta de 12h e finalizar no dia seguinte, que foi o que fiz e explico mais abaixo.
Qual é a Rota do ônibus turístico de Curitiba?
A linha especial passa por 26 pontos importantes da cidade, começando na Rua 24h, no Centro e finaliza na Rua das Flores, também no Centro. Veja a seguir todas as paradas do ônibus turístico de Curitiba:
1 – Rua 24 Horas
2 – Praça Rui Barbosa
3 – Museu Ferroviário
4 – Teatro Paiol
5 – Jardim Botânico
6 – Mercado Municipal
7 – Teatro Guaíra
8 – Paço da Liberdade
9 – Passeio Público/Memorial Árabe
10 – Centro Cívico
11 – Bosque João Paulo II/Memorial Polonês
12 – Museu Oscar Niemeyer
14 – Bosque Zaninelli/Unilivre
15 – Parque São Lourenço
16 – Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski
18 – Parque Tingui
19 – Memorial Ucraniano
20 – Portal Italiano
21 – Santa Felicidade
22 – Parque Barigui
23 – Torre Panorâmica
24 – Setor Histórico
25 – Praça Tiradentes/Catedral
26 – Rua das Flores
O mais indicado é que você já tenha em mente em quais lugares irá descer e quanto tempo vai ficar em cada um dos atrativos. Afinal, são 26 lugares e não dá para conhecer tudo em uma única vez. Primeiro porque a maioria dos parques são enormes e você vai querer dar ao menos uma voltinha. Além disso, leve em consideração o trânsito da cidade, que pode estar congestionado em alguns lugares e dias.
Portanto, faça o roteiro da viagem, mesmo que básico, para você não perder as principais atrações e se organizar em relação aos dias de funcionamento e valores. Existe a cobrança de ingresso em alguns lugares, como o Museu Oscar Niemeyer (MON) e a Ópera de Arame.
Como foi minha experiência ?
Eu adorei fazer esse passeio e aproveitei ao máximo, porém deu algumas bobeiras e que atrapalharam eu conhecer todos os lugares que tinha planejado hahaha.
Bom, eu havia me programado para andar no ônibus turístico de Curitiba no domingo, 24 de julho e descer nos seguintes pontos:
Jardim Botânico
Bosque do Papa
Bosque Alemão
Ópera de Arame
Parque Tanguá
Memorial Ucraniano
Torre Panorâmica
No entanto, como o cartão vale por 24h, decidi fazer um pouco do passeio no sábado e finalizar no domingo. Assim, eu fiz. Peguei o ônibus no Setor Histórico (parada 24) por volta das 15h com a pretensão de descer no Jardim Botânico, Ópera de Arame e Parque Tanguá.
Contudo, por causa do trânsito em alguns lugares, o veículo levou 1h30 para chegar até o Jardim Botânico (parada 5), que estava lotado. Dessa forma, resolvi continuar nele e ir direto para a Ópera, o que levou mais ou menos 1h. Além disso, esperei quase 30 minutos no ponto por um ônibus para eu ir para o próximo atrativo. Assim, cheguei no Parque Tanguá no finalzinho da tarde e logo escureceu.
Desse modo, precisei repetir esse Parque no domingo e fiquei com receio de não dar tempo, pois eu só poderia usar o cartão até as 15h. Mas no final deu tudo certo e eu ainda consegui visitar a Unilivre, que eu ia deixar para visitar na segunda pegando condução normal.
Ainda assim, se eu tivesse pensado melhor no sábado, eu poderia ter andado até o Paço da Liberdade (parada 8) e evitado 1h30 de trânsito rsrs. Então fica a dica, se preciso, ande de a pé e espere o ônibus turístico de Curitiba em outro lugar.