Caldas Novas é uma cidade conhecida como o Paraíso das Águas Quentes, e está localizada em Goiás. Por isso, é destino certo dos goianos nos meses de julho. Afinal, existe combinação melhor que frio e água quente?
Conheça Caldas Novas
Caldas Novas (152km da capital) é uma das maiores estância hidrotermal do mundo, com águas que brotam do chão a temperaturas que variam de 28° a 60°C. Dessa forma, o turismo é a principal fonte de renda da cidade, que conta com diversos Resorts, hotéis, pousadas, clubes, entre outros. Fazendo divisa com Caldas, está Rio Quente ( 135km de Goiânia), município que abriga o complexo turístico Rio Quente Resorts, empresa dona do Hot Park, e que também têm as mesmas características termais de Caldas.
As principais atrações da cidade são: a Serra de Caldas, o Lago de Corumbá, Hot Park e os diversos clubes de água quente. Já as principais festas são o Caldas Country (Festival de música sertaneja), Carnaval, entre outros feriados.
História
As águas quentes da região de Caldas Novas e Rio Quente foram descobertas em 1722. Entretanto, uma publicação espanhola de 1545 já havia citado esse fenômeno.
Em 1722, Bartolomeu Bueno Filho veio com sua tropa explorar a região. De acordo com a história, seu cachorro fugiu e acabou entrando em um rio quente, com água escaldante e começou a “gritar”. Ao ouvir o desespero do animal, o bandeirante foi ver o que estava acontecendo, e logo percebeu que se tratava de um rio de água quente. Com os anos, a história foi se espalhando e a região começou a receber turistas do mundo todo.
Formação das Águas Quentes
De acordo com um estudo realizado por Furnas, o fenômeno das águas quentes ocorre devido a características geológicas e topográficas bastante particulares da região. Isso porque as águas são aquecidas pelo calor das camadas mais profundas do interior da Terra.
No subsolo da região se encontra muito xisto e quartzito, minerais constituídos por camadas impermeáveis. O xisto é uma formação rochosa mais plástica, ou seja, mais moldável pelas forças exteriores. Já o quartzito é uma rocha mais rígida, sob pressão, permitindo a formação de grandes conjuntos de fraturas. Nessas fraturas de quartzito as águas termais encontram as condições ideais para se formarem.
Com a infiltração da água da chuva no topo das Serras de Caldas e da Matinha, a água quente, confinada sob as camadas de xisto e quartzito, fica submetida a uma pressão muito grande. Essa água se infiltra por fraturas que atravessam os xistos, interligando a superfície do solo aos quartzitos, permitindo, assim, que a água quente aflore naturalmente.
Essa água sob pressão também pode ser captada antes de “brotar”, através de bombas instaladas em poços, principalmente de hotéis e clubes da cidade.
Fotos: Laryssa Machado
Fonte: Caldas Web, Wikipedia, Super Interessante
Conheça um pouco do Hot Park nesse vídeo que eu gravei em agosto de 2013.
Nossa que lugar lindo, deu vontade de conhecer, beijos
FABIOLA KEFFER
Show de bola sua pesquisa e seu artigo. Sou caldasnovense e fiquei muito feliz e impressionado com sua postagem a respeito da nossa cidade. Muito obrigado e seja sempre muito bem vinda!
Obrigada Andre Ramon, que bom que gostou. E você seja sempre bem vindo no Di Lua.