No dia 21 de junho se comemora o dia mundial do skate, o “Go skate Day”. A data foi criada em 2004 pela IASC – Internationl Association of Skateboards Companies.
Dia Mundial do Skate – história do esporte
O esporte surgiu em meados da década de 60 na Califórnia, década em que o surf reinava. Os surfistas queriam “surfar” em terra firme nos períodos de maré baixa, então pegaram as rodinhas de patins e colocaram em “shapes”. Essa nova maneira de surfar ganhou o nome de “sidewalk surf”e logo caiu no gosto dos jovens. Nessa época o free style dominava.
Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos e os skates fabricados industrialmente, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois. Isso porque a “Skateboarder”, uma das revistas mais importantes do assunto decidiu mudar seu foco e cobrir competições de bike. Não só muitas pistas fecharam, como também várias pessoas abandonaram o esporte, ficando apenas os que realmente gostavam.
Na década de 70 houve racionamento de água nos EUA, e muitas pessoas tiveram que esvaziar suas piscinas. Então logo os skatistas perceberam que essas piscinas poderiam ser ótimos obstáculos, surgindo aí o skate vertical.
Em 1975 os Z-Boys revolucionaram realizando manobras do surf sobre o skate. Em seguida, Alan Gelfand inventou, em 1979, o Ollie-Air, manobra que consiste na ultrapassagem de obstáculos elevados, e é base para qualquer manobra.
Outra figura importante nesse esporte foi Tom “Wally” Inouye, que é responsável por manobras como “wall rides” e “backside airs”. Inouye foi um dos primeiros skatistas de piscina.
Skate na década de 80
O skate volta ao seu auge nos anos 80, com os skates inovados e a utilização de pistas em “U” (half – pipes). Nessa década, Rodney Mullen desenvolveu várias manobras como kickflip, heelflip, hardflip, casper, darkslide, rockslide, etc. Ele foi diversas vezes campeão mundial, chegando a ser considerado o melhor e mais influente skatista do mundo na sua modalidade.
Outra figura importante para o esporte foi Tony Hawk (acho que todo mundo já jogou o jogo dele no Playstation haha), que inovou ao procurar ultrapassar os limites de criatividade e dificuldade das manobras no Half pipe.
Dia Mundia do Skate – skatistas brasileiros
Temos dois representantes de peso do esporte no Brasil, o Bob Burnquist e a Karen Jonz. Bob Burnquist (36 anos) é brasileiro mas vive na Califórnia. Ele ganhou seu skate aos onze anos e estreou em competições dois anos depois.
Nos anos 90, Bob elaborou a última grande revolução no Skate: o Switchstance vertical. Essa é a técnica de se praticar Skate com a base trocada. Já era difundida na modalidade street, mas Bob foi o primeiro a popularizá-la na modalidade vertical. A partir daí, o Skate passou a não ter mais “lado”, ou seja, não existe mais o lado da frente nem o lado de trás.
Ele também foi o primeiro skatista a conseguir realizar a manobra fakie (de costas para o obstáculo) 900º na Megarrampa, manobra que até agora só ele concretizou, sendo pentacampeão.
Já Karen Jonz começou a praticar o esporte com 16 – 17 anos, idade considerada velha no skate. No entanto, conquistou o primeiro ouro brasileiro feminino nos X Games, além de ser a primeira campeã brasileira da história (2012) e bicampeã Mundial na categoria. É uma das poucas skatistas do Brasil que competem no vertical junto com os homens .
Modalidades do Skate
Abaixo estão listadas as modalidades básicas do esporte, e como há milhões de manobras não vou lista-lás, mas vou indicar um blog onde vocês podem conferi-las, o Manobras de Skate.
Street: O popular skate de rua, onde os skatistas utilizam a arquitetura da cidade como obstáculos. Freestyle O skatista apresenta várias manobras em seqüência, geralmente no chão.
Half – Pipe: Pista em forma de U com mais ou menos 4 metros de altura, pode ser feita de madeira ou concreto.
– Pool Riding: É praticado em piscinas vazias com paredes arredondadas. As pistas de skate em forma de Bowl (bacia) são inspiradas nas piscinas, que tinham a transição redonda: azulejos e coping.
– Big Air: O skatista desce de uma rampa em alta velocidade, realiza uma manobra e desce em outra rampa.
Downhill: Modalidade onde o atleta desce uma ladeira fazendo manobras em alta velocidade.
-Longboard: Utiliza shapes de tamanhos acima do convencional e consiste em descer ladeiras com manobras de slides.
-Boardercross Consiste em descer a ladeira passando por obstáculos (cones, rampas, etc.).
Minha ligação com o Skate
Bom sempre tive vontade de aprender dois esportes radicais, surf e skate haha. Bom, o surf ainda não foi possível. Já o skate…, no ensino médio os garotos sempre levavam seus skates para a escola, e durante a aula de educação física eu acabei aprendendo a andar. Então, digamos que eu sei me manter em cima do skate. Sempre acompanho o X-Game pela TV e sou fã do Bob.
E vocês andam de skate? competem, ou gostam do esporte ?? Me responde aqui nos comentários.
Queria muuuito saber andar de skite :/
Beijinhos ♥
Gisa Marques – Coisas que gosto
#INSTAGRAM @blogcoisasquegosto
Estou com post novo, minhas unhas anos 60 ^_^ Vem comentar! ♥
http://coisasquegost.blogspot.com.br/2013/06/unhas-de-anos60.html