Na noite de ontem, 05 de maio, fui a uma festa para prestigiar a Chama Olímpica Rio 2016, que foi acesa na Grécia. O evento, realizado no Palácio das Esmeraldas (Goiânia), foi promovido pela Coca Cola, patrocinadora oficial das Olimpíadas deste ano.
Durante o evento da Coca Cola, foi apresentado vários detalhes sobre a Tocha Olímpica e das Olimpíadas Rio 2016. Os atletas Clemilda Fernandes (ciclista) e Matheus Diniz (atleta de Triathlon) falaram da importância dos Jogos Olímpicos para o Brasil, bem como do esporte para suas vidas.
A Tocha Olímpica, que chegou ontem em Goiânia por volta das 17h, irá passar por 300 cidades, percorrerá 20 mil km por terra, 16 mil km aéreos, durante 100 dias (antes do inicio dos Jogos) e será conduzida por 12 mil pessoas. Ela foi acesa na Grécia, berço dos Jogos Olímpicos, por raios de sol durante um ritual que remetia aos Jogos da Antiguidade. Devido a um método especial, a chama não apaga e atravessará todo o Brasil até chegar ao Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 05 de agosto, iniciando os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Chegada da Tocha Olímpica
O símbolo dos Jogos Olímpicos chegou em Goiás no dia 04 de maio, e o primeiro município a receber a Tocha e iniciar o revezamento foi Corumbá de Goiás. De lá ela seguiu para Pirenópolis e Anápolis. Ontem, a Tocha passou por Itaberaí, Goiás, Inhumas e Goiânia. Hoje ela segue para Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas. No sábado, o revezamento da Tocha passará por Pires do Rio, Ipameri e Goiandira, e seguirá para Minas Gerais.
Fernanda Medeiros do Blog Papo Rosa
Olimpíadas
Os Jogos Olímpicos são realizados a cada quatro anos, reunindo centenas de atletas disputando diversas modalidade esportivas. A união de povos e raças é simbolizada na bandeira olímpica por cinco anéis entrelaçados representando os cinco continentes e suas cores.
Foi em 776 a.C que os Jogos Olímpicos ocorreram pela primeira vez em Olímpia, na Grécia, por isso o nome Olímpiadas. Contudo, desde 2500 a.C, os gregos já realizavam competições para homenagear os deuses. O atleta que vencia os Jogos era consagrado por toda a vida, sendo quase transformando em herói.
A primeira fase dos jogos perdurou até 393 d.C, quando o imperador romano Teodósio acabou com a tradição. As Olimpíadas foram retomadas em 1896 graças aos esforços de Pierre de Coubertin.