Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Diário de Viagem: lugares para conhecer em São Paulo

museus de São Paulo lary di lua
Jardim da Luz

Durante minha viagem a São Paulo, na semana passada, tirei o domingo para conhecer alguns lugares da cidade. Além de ir na exposição do Castelo Rá-Tim-Bum no MIS, fui também na Pinacoteca e no MASP.

Museus e lugares de São Paulo

Pinacoteca

Fundada em 1905 e regulamentada como museu público estadual desde 1911, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é o mais antigo museu de arte de SP e um dos mais importantes do país. Situada no Jardim da Luz, no centro da capital paulista, o museu foi projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.

Na Pinacoteca não tivemos muito sorte, pois chegamos lá por volta das 14h, devido a demora no MIS, e a fila estava virando o quarteirão. Pelo visto, todos os turistas que estavam na cidade resolveram prestigiar a exposição do Ron Mueck (escultor australiano hiper-realista famoso por suas esculturas humanas gigantes) no mesmo dia 🙁 .  Então passeamos pelo Jardim da Luz, depois fomos para a Estação da Luz,  pegamos o metro em direção a Av. Paulista, comemos e fomos ao  MASP.

Jardim da Luz

Visitamos o jardim na semana de seu aniversário de 216 anos e que por isso estava cheio de gente e com diversas programações. Originalmente um jardim botânico, esse lugar foi transformado em jardim público no fim do século XIX. Está localizado ao lado da Estação da Luz, próximo ao Museu de Arte Sacra de São Paulo e ao Departamento Histórico da Prefeitura do Município.

Estação da Luz

Com estética vitoriana, a Estação da Luz foi projetada pelo Barão de Mauá para suceder a primeira estação (1867). Efa foi construída entre 1895 e 1901 sob a supervisão do engenheiro James Ford, com matéria-prima da Inglaterra, pois o objetivo era abrigar a nova companhia São Paulo Railway, empresa natural da Grã-Bretanha. Dessa forma, na época ela foi utilizada também para o transporte de café para o porto de Santos. Atualmente, é parte integrante da Companhia Paulista de Trens metropolitanos (CPTM) e do Metrô de São Paulo.

MASP

Avenida Paulista com o Masp ao fundo

Idealizado em 1947 por Assis Chateaubriand, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Ele está localizado desde 7 de novembro de 1968 na Avenida Paulista, um dos endereços mais conhecido do país.

O edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi é famoso pelo vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares. Concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, o edifício é considerado, similarmente, um importante exemplo da arquitetura brutalista brasileira e um popular ícone da capital paulista.

A ponte japonesa sobre a lagoa das ninfeias em Giverny – Claude Monet
Virgem com o Menino Jesus – Mestre de San Martino Alla Palma

2 comentários em “Diário de Viagem: lugares para conhecer em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo