Na tarde desta quarta-feira, 11, adiei meu intercâmbio para Malta por conta do Coronavírus. Ainda ontem ele foi foi classificado como Pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Eu viajaria hoje, 12, para Paris/França e no domingo para Malta. Contudo, ontem o governo maltês proibiu voos da Alemanha, França e Suíça na ilha. Além disso, decretou que aqueles que tivessem chegado recentemente desses lugares deveriam passar por quarentena sob pena de multa de € 1000.
Fiquei muito triste em ter que cancelar a viagem e adiar o intercâmbio. Contudo, após as inúmeras mensagens de apoio via Instagram vi que foi a melhor decisão que tomei. Não ia adiantar viajar e ficar presa em aeroportos, não podendo viajar. O momento é de incertezas, cada dia um decreto diferente de inúmeros países, o que gera ainda mais transtornos para quem está com viagem marcada.
Coronavírus: Cancelamento de reservas
Inicialmente fiquei sem saber o que fazer e depois comecei a ligar para todos os lugares onde eu tinha passagens e hostel reservados. Minha passagem para Paris era pela Latam e a MaxMilhas inicialmente falou que haveria um valor a ser pago pelo cancelamento, mas depois me respondeu que houve uma alteração e a mesma seria estornada integralmente.
Em relação a hospedagem, que eu já havia pago em Paris, a Booking.com conversou com o hostel, que pediu para retornar a ligação para o gerente nesta quinta. Pela manhã me retornaram e me avisaram que o hostel iria me fornecer um voucher de crédito, mas que era preciso entrar em contato diretamente com eles. Enviei um email e eles me fornecerão um voucher para ser utilizado até março de 2021.
Já a minha passagem de Paris para Malta foi pela AirMalta que está suspendendo todos os voos indo e chegando na ilha da Alemanha, França e Suíça. O meu ainda não foi suspenso, mas já enviei um email solicitando o reembolso.
Eu também já havia comprado o ingresso para o Museu do Louvre e enviei um email para eles informando a minha situação. Ainda não fui respondida, mas acredito que eles irão estornar o valor, uma vez que o museu já estava contendo as visitas.
Intercâmbio para Malta
O meu intercâmbio foi fechado com a Intercâmbio Direto, que foi bem solícita. Eles me pediram para pensar uma nova data para combinar com a escola de inglês, que inicialmente iria trocar a data sem nenhuma alteração de valor. Contudo, depois me informaram que a escola está querendo cobrar uma diferença pois agora irei em alta temporada. Eu aleguei que não foi uma opção minha e mesmo que eu tivesse embarcado, eu não poderia estudar uma vez que as escolas foram obrigadas a fecharem nesta quinta, 12.
Seguro Saúde e Pandemia
A maioria dos seguros saúde e seguros de viagem têm cláusulas que suspendem a validade do mesmo em caso de pandemia, o que torna a situação de pessoas com viagens próximas ou no meio de viagens ainda mais desesperador. Contudo, alguns advogados e órgãos fiscalizadores, como o Procon, estão afirmando que a medida é abusiva e que o consumidor precisa ser atendido diante do coronavírus. Neste caso é essencial que todos guardem todas as provas relacionadas à viagem, emails, materiais e registrem reclamações no órgão caso se sintam lesados.