Goiânia reúne o maior acervo em Art Déco de todo o Brasil. A elegância e sofisticação do estilo é visto em diversos edifícios e monumentos espalhados pela cidade, projetada na década de 1930 para ser a nova capital de Goiás.
Art Déco em Goiânia
A primeira Constituição do Estado de Goiás, de 1891, já previa a transferência da sede do governo, que naquela época era na Antiga Vila Boa. A partir da década de 1930, o interventor do Estado, Pedro Ludovico Teixeira, começa a trabalhar para que a transferência fosse de fato realizada. Assim, em dezembro de 1932, ele cria, por meio de decreto, uma comissão para escolher o local onde seria construída a nova capital. Sua criação estava em sintonia com a Marcha para o Oeste, política do governo Vargas para promover o desenvolvimento e ocupação do Centro-Oeste.
Então em julho de 1933, Pedro Ludovico assina decreto encarregando o arquiteto urbanista Attilio Corrêa Lima de elaborar o projeto da nova capital. Attilio, formado engenheiro-arquiteto pela Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), no Rio de Janeiro, graduou-se urbanista pelo Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris (Sorbonne), e por isso o estilo parisiense teve grande relevância em seus projetos, principalmente no de Goiânia.
O projeto da nova capital era marcado pela modernidade e sofisticação, deixando para trás o antigo estilo colonial, presente nas cidades que nasceram com a mineração. Assim, Attilio Corrêa Lima encontrou no estilo Art Déco, uma alternativa para expressar o progresso que a nova capital representava para o estado.
Os primeiros prédios da cidade, erguidos entre 1940 e 1950, foram inspirados no estilo, e estão localizados na região central. A maioria dessas construções fazem parte do conjunto urbano de Goiânia, que é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural (2003), mas hoje se encontram abandonados e pichados.
Roteiro para conhecer o acervo Art Déco de Goiás
Você pode conhecer o acervo Art Déco de Goiânia durante um passeio a pé começando pelo Colégio Lyceu, transferido da Cidade de Goiás para Goiânia em 1937, até a Estação Ferroviária, inaugurada em 1950 na Praça do Trabalhador.
Praça Cívica (Palácio das Esmeraldas, Procuradoria Geral do Estado, Centro Cultural Marieta Telles Machado, Museu Zoroastro Artiaga, Tribunal Regional Eleitoral, Coreto da Praça Cívica)
Relógio Art Déco
Grande Hotel
Goiânia Palace Hotel
Estação Ferroviária
Confira aqui o mapa das atrações.
Estilo Art Déco
O estilo teve início na França, em meados de 1910. Entretanto, seu ápice aconteceu entre os anos de 1920 a 1930, consagrado após a Exposição Internacional de Artes Decorativas, em 1925. O Art Déco, que sofreu grandes influências do futurismo e cubismo, é empregado não só na arquitetura, mas também no design, moda e nas artes gráficas.
Suas principais características são:
- Estilo Puro (“Clean”) e luxuoso;
- Uso de formas geométricas, linhas retas e circulares estilizadas;
- Design abstrato;
- Emprego de marfim, jade e laca;
- Os temas mais explorados são animais e mulheres.
E você, já conhece Goiânia? comente aqui qual construção Art Déco de Goiânia você mais acha linda: