Embora muitas pessoas digam que viajar para o Chile é bem caro, há diversas atrações gratuitas em Santiago. Ou seja, é uma oportunidade de conhecer ainda mais a capital chilena, mas sem gastar tanto.
Localizada no vale central do país, entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira da Costa, Santiago é um importante centro econômico, político e cultural da América do Sul. Sua arquitetura é uma mistura de estilos coloniais, neoclássicos e modernos. Portanto, no Centro Histórico, é possível encontrar construções coloniais, como a Catedral Metropolitana e o Palácio de La Moneda, sede do governo chileno. Assim, é uma cidade para se conhecer a pé, com calma.
Viajei para Santiago em junho e, além de conhecer um parque de neve (Farellones) e vinícolas, fiz muitos passeios legais na cidade sem gastar nadinha. Por isso, vim compartilhar aqui 7 lugares para você conhecer durante sua viagem em 2024. Confira:
Atrações Gratuitas em Santiago em 2024 – Museo Nacional de Bellas Artes
Fundado em 1880, esse é um dos museus de arte mais importantes do Chile e da América Latina. Afinal, o Museo Nacional de Bellas Artes possui uma vasta coleção de arte chilena e internacional, abrangendo desde o período colonial até o contemporâneo. Entre as suas exposições permanentes, destacam-se obras de artistas chilenos renomados como Roberto Matta e Claudio Bravo.
O museu funciona em um edifício em estilo neoclássico e elementos Art Nouveau, projetado pelo arquiteto chileno-francês Emile Jéquier e inaugurado em 1910.
Horário de Funcionamento
Horário de Funcionamento: Terça a domingo: das 10h00 às 18h30
Localização: José Miguel de la Barra 650, Parque Florestal, Bellas Artes
Museo Nacional de História Natural de Santiago
A visita a esse museu foi a minha preferida quando o assunto é atrações gratuitas em Santiago, uma vez que possui uma enorme coleção paleontológica, inclusive com fósseis de dinossauros. Isso sem falar nos artefatos e informações sobre as indígenas chilenas, incluindo os Mapuches (povos que resistiram ao domínio dos Incas e dos Espanhóis), Rapa Nui (povos da Ilha de Páscoa) e Atacameños.
O Museu Nacional de História Natural, fundado em 1830, também conta com exibições de animais nativos e exóticos, com destaque para a fauna chilena, bem como exemplares de plantas nativas, minérios e outros. Tudo isso em ambientes imersivos e repletos de informações. É um lugar perfeito para levar crianças.
Horário de Funcionamento: Terça a domingo: das 10h00 às 18h30
Localização: Parque Quinta Normal, Av. Matucana 520, Santiago, Región Metropolitana, Chile
Atrações Gratuitas em Santiago em 2024: Museu da Memória e dos Direitos Humanos
Outro museu com entrada gratuita na capital chilena, é o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, uma instituição dedicada a homenagear as vítimas da ditadura militar de Augusto Pinochet, que governou o Chile de 1973 a 1990. Inaugurado em 2010, o espaço busca promover a reflexão e a educação sobre os direitos humanos, a memória e a justiça.
Portanto, existe uma variedade de exposições que documentam esse período triste da história do Chile, incluindo documentos e fotografias, objetos pessoais das vítimas e seus familiares, vídeos e áudios. Além disso, há também obras de arte e instalações.
O edifício do museu foi projetado pelo arquiteto brasileiro Mario Figueroa e está localizado quase em frente à entrada do Parque Quinta Normal. Dessa forma, dá para combinar a visita com a ida a outras atrações gratuitas de Santiago, como o Museu Nacional de História Natural e o Parque Quinta Normal.
Horário de Funcionamento: Terça a domingo: das 10h00 às 18h00
Localização: Av. Matucana 501
Cerro Santa Lúcia
Famoso ponto turístico da cidade, essa colina (Cerro) faz parte da história não só de Santiago, mas também do Chile. Isso porque sua origem remonta aos tempos pré-colombianos, quando era conhecido pelos povos indígenas como Huelén. Em 1541, foi deste local que o espanhol Pedro de Valdivia fundou Santiago e o utilizou como ponto estratégico para a defesa não só da cidade, mas também do país.
Em 1872, durante o governo de Benjamín Vicuña Mackenna, o cerro foi transformado em um parque público, quando foram construídos caminhos, jardins, fontes e monumentos. Dessa maneira, hoje o Cerro Santa Lúcia conta com diversas atrações, como:
- Castelo Hidalgo: Uma fortaleza histórica, construída em 1816 e localizada no cume do cerro;
- Jardins e Fontes: incluindo a famosa Fonte de Neptuno;.
- Mirantes: O cerro possui vários mirantes que oferecem vistas panorâmicas de Santiago e da Cordilheira dos Andes;
- Monumentos e Esculturas;
Horário de funcionamento: 08h às 20h no inverno
Localização: Entre as avenidas: Libertador General Bernardo O’Higgins, Rua Santa Lucia, Rua Merced e rua Victoria Subercaseaux, no Centro de Santiago.
Tour Guiado pelo Centro Histórico
Agora se você deseja conhecer a história de Santiago, bem como saber mais sobre a cultura mapuche e a conquista dos espanhóis, vale muito a pena reservar um Tour Guiado pela Civitatis. Ele é gratuito, mas no final é de bom tom deixar uma gorjeta para a pessoa que irá conduzir o grupo.
Feito com um guia credenciado, o tour começa na Plaza de las Armas e passa pelos principais edifícios desta zona, como Catedral de Santiago, Museo de Historia Nacional, Correo Central, entre outros. Além disso, o guia conta toda a história da cidade e curiosidades sobre personagens e lendas urbanas.
Eu fiz esse passeio e amei. Afinal, pude entender melhor a história local, inclusive saber de coisas sobre o Cerro Santa Lucia que eu não sabia quando o conheci. Sem falar que você passa a ver os monumentos e os lugares que visita com outros olhos. Portanto, se você também deseja ter essa experiência, reserve o seu Tour por Santiago aqui.
Cerro San Cristóbal
Outro lugar dessa lista de atrações gratuitas em Santiago para ver a Cordilheira dos Andes e a cidade de cima é o Cerro San Cristóbal. Isso porque ele é o maior parque urbano e o ponto natural mais alto da cidade. Logo, há diversas atividades recreativas, culturais e religiosas. Além do famoso teleférico de Santiago e do funicular.
Por ser um parque urbano, o acesso ao Cerro é totalmente gratuito. Ainda assim, caso você queira economizar ( e não pagar o ingresso do Funicular ou do teleférico) será preciso caminhar cerca de 1h30 para chegar ao topo e nos mirantes.
Além da paisagem de tirar o fôlego, o Cerro San Cristóbal ainda abriga:
- o Zoológico Nacional, que possui espécies nativas do Chile e exóticas;
- Piscinas públicas (abertas apenas no verão);
- Jardim Japonês;
- Jardim Mapulemu;
- Estátua da Virgem Maria, que tem 22m de altura e é cercada por um pequeno santuário e um anfiteatro, usado para missas e eventos religiosos.
Horário de Funcionamento: Terça a domingo: das 08h30 às 20h00
Entrada de pedestres: Av. Pedro de Valdívia Norte ou pela Rua Pedro de Valdivia, em Providencia
Funicular: Pio Nono, em Bellavista
Teleférico: Rua Pedro de Valdivia, em Providencia
Atrações Gratuitas em Santiago: Parques
Por fim, outras atrações gratuitas em Santiago são os parques urbanos, como o Florestal e o Quinta Normal. O primeiro abriga o Museo de Bellas Artes, e conta com diversos espaços verdes para uma caminhada no inverno, com direito a ver a Cordilheira dos Andes ao fundo. Além disso, há lugares com playground para crianças, estátuas e bancos para descanso.
Já o Quinta Normal, onde está o Museu Nacional de História Natural, também conta com diversos lugares para sentar, fazer picnic e caminhar. Porém, tem um plus: um lago com pedalinho. Ou seja, é um lugar perfeito para um fim de tarde na capital chilena.
Agora me conta, você está planejando uma viagem para Santiago? o que mais quer conhecer na cidade?