A Cachoeira do JK, em Formosa, é uma das diversas atrações deste município goiano. Mas o que ela tem de bonita tem de difícil acesso. Afinal, para encontrar a queda que forma um poço esverdeado em meio a rochas marrons e o cerrado, é preciso escalar pedras escorregadias e correnteza de água.
Estive nesse lugar incrível no último domingo durante viagem que fiz com minha mãe e meu irmão. Por causa da pandemia, tenho optado por viajar somente com o meu núcleo familiar e para destinos mais isolados e com atrativos junto à natureza.
Apesar de já conhecer Formosa, eu ainda não conhecia diversas cachoeiras
Como chegar na Cachoeira do JK a partir de Formosa?
A Cachoeira está localizada próximo ao Distrito do JK, a 60km de Formosa. Dessa forma, para chegar até lá, pegue a BR 020 sentido Vila Boa – GO e fique atento após passar pelo povoado de Bisnau.
Na estrada, a direita, há uma placa sinalizando a entrada que fica em frente, mas à esquerda da rodovia. Não tem erro, porém use o Google Maps para facilitar. No local tem uma pessoa que confirma a reserva e que te passa todas as orientações sobre o local.
Cachoeira do JK, em Formosa – nível e distância da trilha
Depois de entrar na Fazenda, você anda cerca de 500m e deixa o carro no Estacionamento. A partir daí começa a trilha, que é bem curta, cerca de 1km. Logo você chega ao rio, onde tem cordas para te ajudar na travessia. A água não passa do tornozelo, mas é preciso atenção.
Em seguida a uma placa indicando o sentido da Cachoeira do JK, em Formosa, e a Cachoeira das 3 Quedas (veja abaixo). A partir desse ponto você segue margeando o rio até chegar na parte mais difícil da trilha: subir pedras escorregadias e transpor uma pedra em meio a correnteza (veja meus destaques Goiás no Instagram).
Apesar de ter cordas para ajudar e o rapaz do complexo que te mostra onde pisar, é preciso ter bastante cuidado e atenção. Depois dessa parte você chega à Cachoeira, com uma grande queda e um poço esverdeado no meio de um pequeno cânion.
Eu achei a trilha difícil e desafiadora. A adrenalina sobe e você já chega tremendo e suando lá em cima. Mas a vista é recompensadora.
Cachoeira das 3 Quedas e Piscina do Lajedo
Além da cachoeira que dá nome ao local, existem também esses dois outros atrativos. Eles são lindos, porém mais fáceis de chegar. Afinal, depois de cruzar a estrada e se deparar com a placa informativa, basta margear o rio até chegar nas 3 Quedas.
O lugar é lindo e cheio de poços com águas cristalinas no meio das pedras para tomar banho de água gelada.
Informações úteis sobre a Cachoeira do JK, em Formosa
Não recomendo a trilha da Cachoeira do JK para crianças, pessoas idosas ou com pouca mobilidade (minha mãe ficou no meio do caminho e foi a decisão mais acertada). Já a trilha da Cachoeira das 3 Quedas e da piscina do Lajedo são mais fáceis e tranquilas.
A entrada no complexo custa R$30 e é preciso agendar previamente pelo telefone: (61) 99694-0413.
Por fim, não esqueça de levar:
- Água;
- Lanches, pois no local só vendem água;
- Repelente;
- Protetor Solar;
- Chapéu ou boné.
Vá com roupas confortáveis e sapato fechado, de preferência à prova d’água.
Assista ao vlog na Cachoeira do JK, em Formosa, aqui.
Ficou com vontade de conhecer esse lugar incrível? comente aqui: