Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Cidade de Goiás: História e dicas do que fazer na primeira capital goiana

dicas na cidade de goiás lary di lua

A Cidade de Goiás é um município aqui de Goiás, a 148 Km de Goiânia. Em 2001 foi reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial pela UNESCO (2001), principalmente, devido sua arquitetura barroca, tradições culturais seculares e pela natureza que a circunda. Eu visito a cidade pelo menos umas 3 vezes ao ano.

História da Cidade de Goiás

Com a descoberta de ouro em Minas Gerais no século XVI, foram intensificadas as bandeiras (expedições ao interior do país em busca de riquezas) em território goiano, que acabou, portanto, propiciando a apropriação das minas de ouro dos índios goiases. Em 1727, Bartolomeu Bueno da Silva funda o Arraial de Sant’Anna, que mais tarde (1736) foi elevada à condição de vila administrativa, já com o nome de Vila Boa de Goyaz, pertencente à Capitania de São Paulo. Nessa época, a cidade era próspera devido a riqueza do ciclo do ouro.

dicas na cidade de goiás lary di lua
Igreja Nossa Senhora do Rosário | Igreja Santa Bárbara

Somente em 1748 foi criada a Capitania de Goiás, sob administração do governador Dom Marcos de Noronha, o Conde dos Arcos, que só chegou ali em 1753. A vila transformou-se em capital da comarca, e Noronha manda construir a Casa da Fundição (1750), o Palácio Conde dos Arcos (1751), entre outros.

Entretanto, com a escassez do ouro no final do século XVIII, a população de Vila Boa se reduz, e atividade econômica é orientada para a agropecuária. Em meados de 1930, perde o prestígio de capital para Goiânia.

Cidade de Goiás, como veio a ser conhecida, manteve então a arquitetura colonial de suas casas, ruas e das igrejas, destacando-se os museus de Arte Sacra, da Bandeira e o Palácio Conde dos Arcos. Hoje a principal atividade econômica do setor é o ecoturismo, motivada por estar localizada próximo a Serra Dourada e ser cortada por Rios, como o Mandu e Zanzan, afluentes do Rio Vermelho.

Rio Vermelho – Vista da Casa da Cora

Lugares para visitar em Goiás

  • Igreja de Santa Bárbara, que está localizada na parte alta da cidade e por isso oferece uma linda visão, principalmente no nascer ou por-do-sol. Foi construída em blocos de pedra-sabão e adobe, possui uma escadaria com 87 degraus.
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário, foi construída em 1761, embora tenha sido demolida e refeita em 1934 por padres dominicanos. Vale visitar pelo seu estilo neogótico.
  • Casa de Cora Coralina, um dos principais cartão postal da cidade, a antiga casa é hoje um museu da poetista.
  • Museu das Bandeiras, possui um rico acervo de materiais utilizados no garimpo, bem como porcelanas portuguesas, e outros objetos que remetem aos séculos 18,19 e 20.
  • Palácio Conde dos Arcos, é a antiga sede do governo, e assim como o Museu das Bandeiras, hoje é um museu composto por peças do ciclo do ouro.
  • Furna da Bandeirinha, é um túnel que, de acordo com historiadores, foi escavado por escravos, com acesso a vários salões, localizado no Morro da Bandeirinha.
  • Coreto, nada melhor que passar um fim de tarde no coração da cidade.
  • Chafariz da Boa Morte,  foi construído em 1778 em alvenaria de pedra e tinha a finalidade de fornecer água a cidade, juntamente com o Chafariz Carioca.
  • Cachoeiras, a cidade é cercada por elas. Cachoeira Grande, Cachoeira das Andorinhas, bem como o Balneário Santo Antônio e do Carioca.
Chafariz da Boa Morte

Principais Festividades

Janeiro: Folia de Santos Reis
Fevereiro – Março: Carnaval
Março – Abril : Durante a Semana Santa ocorre a Procissão do Fogaréu, que atrai milhares de turistas a cidade
Junho – Julho: Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que também atrai muita gente.
Além de diversas comemorações religiosas durante o ano.

Procissão do Fogaréu – Foto de Marcello Casal Jr/ABr

Onde Ficar na Cidade de Goiás

Se você está indo com familiares, quer um programa mais tranquilo, há diversas opções de Hotéis Fazenda, como:

Manduzanzan

Serra Dourada

Fazenda Quinta Pousada Ecológica

Pousada Sol

Pousada do Ipê

E você, já conhece a cidade?

4 comentários em “Cidade de Goiás: História e dicas do que fazer na primeira capital goiana

  1. TODOS DEVEM CONHECER ESSA JÓIA GOIANA E OS GOIANOS TAMBÉM,CONFIRA A SUA CULINÁRI QUE É UMA DELICÍA…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo