Milhões de pessoas no mundo são afetadas por alguma doença psicológica (transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno bipolar, anorexia, depressão, estresse pós-traumático, entre outros), e muitas dessas pessoas são nossos tios, amigos, pais, avós, companheiros, ou seja, pessoas muito próximas de nós. Por motivos emocionais, algumas não conseguem se manter em um emprego, tem dificuldade em conviver com o outro, e na maioria das vezes não são aceitos. Infelizmente, várias pessoas acabam achando que o outro está “inventando” história, que a pessoa é preguiçosa, ou está apenas passando por uma má fase, julgamentos que só acaba piorando o estado psíquico da pessoa que sofre de depressão ou de outra doença psicológica.
Foto Reprodução: Whattarollmag
Por isso, Mariana, de 24 anos, criou o Café com Psique, blog para falar sobre depressão, psicanálise, superação e empoderamento. Mariana passou por diversas dificuldades por causa da depressão, inclusive foi internada, e começou a escrever sobre como uma forma de se tratar. Ela conta que o feminismo e as questões sobre empoderamento também a ajudaram bastante, e continuam ajudando, e por este motivo também são temas abordados no blog.
Formada em Letras, Mariana escreve muito desde criança e por isso escolheu falar sobre a doença no blog. “ Trabalho como redatoras em agências de publicidades, escrevo para viver, e por isso criei o blog, para usar meus talentos e falar das coisas que estavam me afligindo”, afirma.
“Reflita e me diga: depressão é loucura?
Você alguma fez já se fez aquela pergunta: Se eu ficar louco, vou ao menos saber que estou ficando louco?
Você alguma vez já se sentiu cansado, muito cansado, às 8 horas da manhã, depois de ter dormido 10 horas de sono? …” – Do olhar cheio de névoa e de uma luz possível (continue lendo aqui).
Assim, convido todos vocês a conhecerem o Café com Psique e dar aquela força para a Mariana.
Blog: Café com Psique
Página no Facebook: Café com Psique
Gratidão!
Imagem Reprodução: Kyle Thompson
Realmente é muito importante!
🙂