Cada vez mais, os brasileiros têm buscado destinos de neve na América do Sul. De acordo com um levantamento do Kayak, Bariloche foi um dos lugares mais procurados para as férias de julho em 2023.
Até aquela época, viajar para a Argentina estava bem em conta, sem falar que é um dos destinos de neves mais próximos do Brasil. Ou seja, é possível encontrar passagens bem mais em conta do que para os Estados Unidos ou Europa. Além disso, são destinos onde nós brasileiros não precisamos de passaporte, apenas do Seguro Viagem.
Portanto, se você não abre mão de visitar destinos de neve, mesmo na América do Sul, continue lendo este artigo.
Quando ver neve na América do sul?
A temporada de neve na América do Sul geralmente ocorre durante os meses de inverno, que vão de junho a setembro. Durante esse período, as áreas montanhosas, especialmente nas regiões mais ao sul do continente, experimentam condições climáticas frias o suficiente para a ocorrência de neve.
Contudo, em alguns anos, a temporada pode durar até outubro. Em 2023, a neve demorou a chegar em Santiago, no Chile. Tanto que algumas estações de esqui da região, que costumam abrir em junho, só abriram no final de julho. Contudo, a temporada de neve foi mais longa. Geralmente elas fecham em meados de setembro, mas a Valle Nevado, por exemplo, ficou aberta até o início de outubro. Lá a neve acumulou quase 4,5 m.
Já na Argentina, nevascas em Bariloche causaram o fechamento de estradas e cancelamento de voos no mês de outubro. Ou seja, é importante acompanhar as notícias e a previsão do tempo para poder viajar na melhor época.
Além disso, não vá para esses lugares sem um seguro viagem. Primeiro porque em temperaturas extremas é normal pegar resfriados. Segundo, existe o risco escorregar e cair em lugares com neve, sem falar na prática de atividades como ski e snowboarding. Portanto, faça a cotação do seu Seguro na Real Seguro, veja os melhores preços, itens incluso na cobertura e já receba a apólice em seu email.
5 destinos de neve na América do sul
Veja a seguir alguns lugares onde é possível caminhar, esquiar ou mesmo só admirar a neve aqui pertinho do Brasil.
Santiago, Chile
A capital chilena está localizada na região central do país e bem próxima da Cordilheira dos Andes, uma cadeia montanhosa que atravessa vários países sul-americanos, incluindo também a Argentina.
Portanto, durante o inverno, especialmente entre junho e setembro, é possível ver e brincar na neve em lugares a curta distância de Santiago, como no Valle Nevado, a cerca de 60km da capital.
Se você não se importar em ir um pouco mais longe, vale a pena conhecer ainda Cajón del Maipo. Neste desfiladeiro pitoresco é possível fazer trilhas na neve, passear em trenós puxados por cachorros e até mesmo acampar. Ele fica a 100km da capital chilena e é possível contratar excursões de bate e volta.
Agora, se você não quer sair de Santiago, é possível avistar as montanhas que cercam a cidade do Cerro Santa Lucía. Além disso, o Parque Mahuida, na periferia da capital, oferece algumas atividades na neve, como trenós e caminhadas.
Pucon, Chile
Outro lugar que faz parte desta lista de destinos de neve na América do Sul é Pucon, uma cidade no sul do país, próxima ao Vulcão Villarrica, que muitas vezes fica coberto de neve. Portanto, há diversas atividades na região, como subir no cume do vulcão, praticar esqui ou snowboard na região.
Para chegar até lá, será preciso ir de avião até o Aeroporto Internacional La Araucanía, localizado na cidade de Temuco, a 80 km de Pucón. De lá você poderá pegar um táxi, transfer, ou alugar um carro. Também é possível chegar em Pucon de ônibus, a partir de Santiago.
Vulcão Osorno, Chile
Também na linha de vulcões, uma possibilidade para ver neve é o Osorno, localizado na região dos Lagos Chilenos. No inverno, suas encostas geralmente ficam cobertas de neve, criando um cenário branquinho espetacular.
Do mesmo modo que no Vulcão Villarrica, aqui também é possível subir no cume do vulcão, e fazer atividades próprias de neve.
Há diversas maneiras para chegar à esse destino:
- Avião: O aeroporto mais próximo é o El Tepual, na cidade de Puerto Montt, a 90k do Osorno;
- Carro: A partir de Puerto Montt, você pode pegar a Ruta 225 em direção a Ensenada. Há placas indicando o caminho para o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde o Vulcão Osorno está localizado;
- Excursões e Tours: é uma opção boa para quem não quer ter trabalho com planejamento;
- Embora seja possível pegar ônibus de Puerto Montt até a proximidade do Vulcão, eles são bem limitados.
Ushuaia, Argentina
Não tem como falar em destinos de neve na América do Sul e não falar de Ushuaia, a cidade mais ao sul do mundo. Localizada na Terra do Fogo. , é um lugar perfeito para ver a neve, que cobre as montanhas próximas.
Além de praticar esqui, snowboard e caminhar na neve, é possível ainda fazer passeios de barco pelo Canal Beagle e ver diversos icebergs durante o inverno, passear pelo Parque Nacional Tierra del Fuego, pelo Glaciar Martial e muitos outros.
Para chegar em Ushuaia, você deverá desembarcar no Aeroporto Internacional Malvinas Argentinas (USH) e de lá ir para o seu hotel de carro ou transfer. Também é possível ir de carro pela Ruta Nacional 3, que cruza o país de norte a sul. Ou ainda chegar na cidade por meio de cruzeiros que exploram a região.
Destinos de neve na América do Sul – Bariloche, Argentina
Por fim, temos também San Carlos de Bariloche, cidade localizada na Patagônia argentina, às margens do Lago Nahuel Huapi. Esse destino é outro que fica coberto de neve, principalmente no inverno.
Uma das estâncias de esqui mais famosa do local é a Cerro Catedral, onde mesmo durante o verão é possível fazer trilhas e apreciar a paisagem que é incrível mesmo quando não está toda branquinha. Outro lugar para aproveitar a temporada é no Cerro Campanario, que tem teleférico e trilhas. Além disso, você pode aproveitar ainda passeios no Lago Nahuel Huapi, ou de barco à Isla Victoria e ao Bosque de Arrayanes, conhecido por suas árvores com cascas vermelhas únicas.
Há três maneiras práticas de chegar em Bariloche:
- pelo Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria (BRC), que recebe voos domésticos de várias cidades argentinas, incluindo Buenos Aires;
- A cidade também é acessível por ônibus, que saem de diferentes lugares do país;
- Cruzeiros que incluem a cidade em seus itinerários.
Agora me conta, você já conhece algum desses destinos? Quer planejar uma viagem para lá? Entra em contato com minha agência e vamos realizar esse sonho.
Dicas preciosas e muito mais em conta. Sempre tive vontade de ir para um lugar de neve. Esse post tem várias opções e perto do Brasil… Uma maravilha!
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Sim, são bem pertos do Brasil e valem muito a pena. Boa semana para ti 🙂