Não tem sido fácil manter o emocional equilibrado durante essa pandemia. Preocupação com o futuro, tristeza pelas pessoas que estão morrendo com a doença, medo pelos familiares e amigos, mudanças na rotina familiar e isolamento tem causado insônia em quase todos nós. No entanto, pequenas ações e mudanças de atitude pode nos ajudar a manter o emocional equilibrado. Abaixo mostro o que tenho feito para melhorar meus dias e o meu sono.
Sete ações para manter o emocional equilibrado
Tomar banho quente
Eu amo banho quente e tenho aproveitado esse momento para relaxar. Às vezes coloco uma playlist gostosinha e calma para tocar enquanto estou no banheiro e tomo um banho mais longo. Isso faz com que todo o cansaço físico e mental desapareça e eu saio revigorada do banho. Ahhh, cuidado ao levar o celular para o banheiro, pois o vapor quente pode estragar as saídas de áudio do aparelho. O ideal é usar apenas caixinha a prova d’água do banheiro.
Usar um difusor, vela aromática ou incenso
Gosto de colocar um óleo essencial no difusor e ligá-lo antes de deitar. Às vezes também acendo um incenso de um aroma que eu gosto. Parece que ao fazer isso eu durmo bem melhor. Vela aromática também ajuda muito a criar um ambiente mais calmo e relaxante.
Desligar o celular no mínimo 1h antes de dormir
Eu sei que deitar e ficar mexendo no celular é irresistível, mas isso atrapalha totalmente nosso sono, que, por sua vez, pode elevar o nível de estresse. A luz azul emitida pelo aparelho bloqueia a produção de melatonina, o hormônio do sono, fazendo com que a gente perca ou tenha um sono mais leve. Assim, o ideal é deixar o celular de lado cerca de 1h antes de deitar, ler um pouco ou ouvir uma música baixinha. Com o sono regulado, seu emocional estará muito mais equilibrado.
Meditar ao acordar
O item anterior vale para a hora de acordar também. Confesso que na maioria das vezes eu acordo e já pego o celular. Contudo, a enxurrada de informação, muitas vezes ruim, faz com que o nosso dia já comece com o pé esquerdo. Ultimamente tenho tentado meditar ao menos por cinco minutos assim que acordo, levantar com calma, lavar o rosto e tomar o café da manhã, só para depois mexer no celular. Não tem sido fácil, mas quero tornar isso um hábito.
Atividades manuais
Tenho aproveitado essa pandemia para bordar, costurar e fazer trabalhos manuais diversos, pois são coisas que eu consigo fazer sem pensar muito, ocupa a cabeça e espanta os pensamentos ruins. Se você não sabe fazer nenhum artesanato essa é uma boa hora para aprender. Cuidar das plantas e do jardim também é uma boa.
Fazer vídeo chamada com os amigos
Aproveite a distância para fazer uma videochamada com os amigos, para relembrar os velhos tempos e rir um pouco. Faz um bem danado.
Não se cobre tanto
Muita gente começou a quarentena se programando para fazer vários cursos, aprender vários idiomas, produzir vários coisas. No entanto, já nas primeiras semanas percebemos que não seria tão fácil assim e não está sendo mesmo. Este é um momento totalmente novo para nós então é normal que em alguns dias a gente não se sinta tão bem para fazer mil e uma coisa e nos outros a gente acorde com bastante gás.
O ideal agora é cuidar do nosso emocional e não se cobrar tanto. Conseguiu fazer tudo o que tinha planejado para o dia? ótimo! Não conseguiu? tudo bem, amanhã você termina. Estamos todos tentando dar o nosso melhor neste período mas terá dias que a única coisa que iremos fazer é ficar passeando pelo feed do Instagram ou no catálogo da Netflix.
Você tem feito algo pensando em seu equilíbrio emocional? me conte aqui:
Está sendo realmente um ano difícil, mas com certeza essas pequenas atitudes podem nos ajudar. <3
É essencial ficar com a mente relaxada neste momento tão difícil para todos nós