Vou fazer um intercâmbio de estudo em Malta e estou mega ansiosa! Na semana passada compartilhei essa informação com os meus seguidores no Instagram e choveu de perguntas. Pensando nisso, fiz um vídeo para o IGTV (assista aqui) e esse post para esclarecer algumas dúvidas.
Eu sempre tive vontade de fazer um intercâmbio, mas o medo, falta de dinheiro e por esperar o momento certo fez com que eu adiasse. Antes de ir para os Estados Unidos em 2018, ponderei a ideia de fazer um intercâmbio para a Irlanda. Contudo acabei desistindo pois meus sonho era conhecer a Califórnia e assim fiz.
No ano passado me veio essa vontade novamente e assim passei a pesquisar sobre vários lugares e formas de aliar viagem e estudos. Pensei na Inglaterra, na Irlanda, Escócia, Austrália, mas um intercâmbio para qualquer um destes destinos (mesmo que aliasse estudos e trabalho) não estavam em meu orçamento.
Intercâmbio de estudos em Malta
Em junho de 2018, uma amiga de uma amiga fez um intercâmbio de estudo em Malta e me apaixonei pelo lugar vendo suas fotos. Mas naquela época eu só esperava a data de inscrição para o Work Holiday Visa Nova Zelândia. Este visto permite trabalhar e viajar no país durante um ano. Tentei me inscrever nele em agosto, mas não consegui, pois só há 300 vagas anuais para brasileiros.
Depois disso voltei a pesquisar sobre intercâmbios de estudo, de voluntariado, e acabei entrando um grupo de Brasileiros em Malta no Facebook. Para resumir a história, o pessoal da Intercâmbio Direto entrou em contato comigo e em menos de uma semana minha viagem para Malta já estava fechada.
Meu intercâmbio
Meu intercâmbio de estudo em Malta, de 12 semanas ( sendo 20h aulas por semana), com acomodação no hostel estudantil ficou R$11.675,98 . Ele ainda inclui seguro viagem, matrícula, teste de nível, certificado de conclusão, material para 8 semanas, translado do aeroporto para a escola, assessoria e suporte pela Intercâmbio Direto. Demais gastos, como passagem aérea, alimentação e outros são a parte. Aqui você confere a planilha dos meus gastos (até o momento) com o intercâmbio.
Por que escolher intercâmbio de estudos em Malta?
Malta é uma ilha europeia, localizada entre o sul da Itália e o norte da África, cuja extensão territorial é de 320km². A língua oficial do país é o Maltês e a co-oficial o inglês, pois o país foi colônia do Reino Unido até 1964.
O país teve grande importância estratégica por causa de sua localização, sendo governada por fenícios, romanos, árabes, mouros, normandos, aragoneses, franceses e britânicos ao longo da história. No entanto, Malta só passou a fazer parte da União Europeia em 2004, do Acordo de Schengen em 2007 e da zona do Euro em 2008.
Por fazer parte do Acordo Schengen, brasileiros não precisam de visto para permanecer no país durante 90 dias (3 meses), apenas de passaporte, passagem de ida e volta e comprovação financeira. Além disso, o custo de vida do país é um dos mais baratos da Europa, o que torna o intercâmbio de estudos em Malta ainda mais barato.
O que achei
Confesso que assim que eu joguei o nome Malta no Google eu me apaixonei. As imagens do mar com vários tons de azul cercado de vilarejos com construções medievais ganharam meu coração. Então foi bem fácil aliar a vontade de melhorar o inglês, o custo do intercâmbio e Malta, que envolve praias paradisíacas e muita história.
Assim, acabei decidindo sair do meu emprego, fazer o intercâmbio de três meses e aproveitar esse período para estudar, me conhecer mais, pensar na vida e no que eu quero para os próximos anos.
Nos próximos dias irei compartilhar tanto aqui no blog, como no canal e no Instagram os documentos necessários para se fazer uma viagem internacional, preparativos para a viagem, roteiros, vlogs e muito mais. Então já aproveitem para me seguir nas demais redes 🙂
O meu Seguro Viagem já estava incluso no meu pacote, mas se você está precisando de um indico a Real Seguro. Ela é uma empresa que compara o valor de seguros de viagem e está com 16% de desconto (veja aqui) até o dia 31/01/2020.