Saiba o que fazer em Pirenópolis, cidade rica em história e atrativos naturais, a 123km de Goiânia.
O que fazer em Pirenópolis
Andar pelas ruas da época colonial
Pirenópolis foi tombada como Patrimônio Histórico pelo IPHAN em 1989, devido a preservação de sua arquitetura e tradições. Andar pelo Centro Histórico da cidade é como viver na época colonial. Assim, observar os casarões e igrejas do século XVIII precisa estar em sua lista do que fazer em Pirenópolis.
Dessa forma, durante passeio a pé pela cidade, você vai acabar chegando na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. A imagem de Nossa Senhora do Rosário chegou em Pirenópolis em 1727, e se tornou a padroeira da cidade. Além disso, vale a pena também conhecer a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Mesmo que você não seja católico, vai querer fotografá-las devido a sua arquitetura barroca.
Ademais, vale a pena visitar também o Teatro de Pirenópolis. O prédio mistura o colonial e o neoclássico, e o Cine Teatro Pireneus, em estilo art déco.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Visitar Museus e teatro
Museu de Arte Sacra – O museu é integrado a Igreja Nossa Senhora do Carmo e foi fundado há mais de 250 anos. Lá você encontra diversos elementos artísticos, bem como imagens santas, quadros e sinos. O item mais valioso do acervo é a imagem de Nossa Senhora do Rosários dos Pretos, esculpida pelo por Veiga Valle no século XVIII. O Museu está localizado no Bairro do Carmo e pode ser visitado de quarta a domingo, das 11 às 17h.
Museu do Divino – O museu está instalado no antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia e fornece várias informações sobre a festa do Divino, uma das mais importantes da região. Assim, durante visita, o turista tem acesso a fotografias, peças, roupas, imagens e muito mais. O Museu do Divino está localizado na Av. Beira Rio, no Centro Histórico de Pirenópolis. As visitas também acontecem de quarta a domingo, das 11 às 17h.
Teatro Sebastião Pompeu de Pina – O segundo teatro construído em Pirenópolis é datado do final do século XIX e início do século XX. O teatro está localizado no Largo da Matriz, no Centro Histórico da cidade.
Fazer trilhas e tomar Banho de Cachoeira
Com cerca de 80 cachoeiras espalhadas pela região, fica impossível não querer conhecer uma durante passeio à cidade. Se você for mais sedentário, pode visitar a Cachoeira da Meia Lua, que não exige muito prepara físico.
No entanto, se você tem bom preparo físico você pode ir a Fazenda Bonsucesso, a 5km da cidade. A trilha para chegar nas cachoeiras passa pelo trecho da Estrada Real, que era usada para escoar o ouro produzido no município. O local possui um conjunto de seis cachoeiras do ribeirão Soberbo, um dos afluentes do rio das Almas (que corta a cidade). São elas: Açude, Landi, Palmito, Pedreira, Bonsucesso (com queda de 12 metros) e a Lagoa Azul.
Você ainda pode visitar outras cachoeiras da cidade, como a Nossa Senhora do Rosário, Cachoeira da Meia Lua, Cachoeira do Abade, Cachoeiras das Araras, entre outras.
Se você gosta de água fria (muito fria mesmo), Pirenópolis é seu lugar.
Que lugar mais fooofa, super histórico. Fiz muitas viagens assim quando mais nova.
Beijos, Love is Colorful
É bom né Bárbara !?
Beijos.
Oieee c: Que lugar mais lindo *-* Essas paisagens são maravilhosas.
Pelo que pude ver no texto, é um lugar muito histórico que dá para aprender muitas coisas sobre a história do Brasil. Esse é o legal!! Muito bons esses museus.
Está a fim de ver como foi o pocket show exclusivo da cantora Demi Lovato em São Paulo??
Correee lá no blog e veja como foi essa minha experiência incrível!! Beijinhos *-*
http://www.sonhosperdidos.com.br/2015/10/pocket-show-da-demi-lovato-sao-paulo.html#.Vj6ZnLerTIU
Oii Marik, sim , esses lugares têm muita história para contar.
Bjs