Quem almeja fazer um intercâmbio para os Estados Unidos precisa se planejar e informar sobre as modalidades existentes, os valores, as exigências e demais detalhes que compõem os processos de candidatura.
A seguir, você conhecerá melhor como funciona o intercâmbio nos Estados Unidos, como se planejar e poderá entender melhor os diferentes tipos disponíveis.
Acompanhe e boa leitura!
Modalidades de intercâmbio para os EUA
As modalidades de intercâmbio para os EUA abrangem os diferentes interesses dos candidatos. Confira as principais modalidades:
- High School;
- Graduação;
- MBA e mestrado;
- Aperfeiçoamento de idioma.
High school
Nessa modalidade, quem é aluno de ensino médio no Brasil ou em outro país pode cursar parte desse nível escolar nos EUA, e é comum que a grade curricular seja escolhida pelo estudante, de acordo com suas afinidades.
Graduação
Já na graduação, o intercâmbio tem um período maior, pois todo o curso é realizado nos EUA. Para isso, o candidato precisa passar pelo processo seletivo application.
Notas boas no ensino médio e um perfil proativo e de liderança são fatores que podem ajudar o candidato a ter um bom application.
MBA e mestrado
Outra modalidade de intercâmbio destina-se ao MBA ou mestrado. O processo de candidatura abrange cartas de recomendação e detalhes sobre os planos do candidato.
Nesse caso, como é um nível acadêmico mais avançado, a seleção considera a experiência acadêmica e profissional do candidato e buscam por perfis que demonstrem potencial.
Aperfeiçoamento de idioma
Uma das modalidades mais comuns de intercâmbio nos EUA é para aprender e aperfeiçoar o inglês. Os cursos com esse perfil costumam ter duração mais curta, como de 6 meses ou 1 ano.
Quanto custa um intercâmbio para os Estados Unidos?
Além de conhecer e escolher a modalidade que mais se enquadra no perfil, é essencial que o interessado também saiba quanto custa um intercâmbio para os EUA, para se programar financeiramente.
O custo do intercâmbio pode variar conforme a modalidade, o tempo de duração, a localidade, instituição de ensino, local de moradia e outros quesitos.
Como exemplo, para um intercâmbio de idiomas de 1 ano, o custo do curso pode girar em torno de 27 mil reais no Los Angeles Southwest College (LASC).
Assim, para verificar o investimento, é preciso analisar caso a caso, pois não há um custo fixo padrão.
Como se planejar para fazer um intercâmbio para os EUA?
Independentemente da modalidade, para realizar um intercâmbio, é preciso de planejamento. A dica é acompanhar a lista a seguir para organizar toda a viagem:
- Defina o objetivo para escolher a modalidade;
- Escolha a cidade;
- Escolha a escola;
- Escolha o curso;
- Faça o orçamento;
- Se planeje financeiramente;
- Consiga o visto;
- Adquira os serviços, como passagens, estadia e seguro saúde.
Também é indispensável se informar a respeito de toda a documentação necessária, tanto para fazer o curso desejado, quanto para obter o visto.
Muitos documentos, como histórico escolar, diploma e certidão de nascimento, precisam do serviço de tradução juramentada para terem a devida validade e sejam reconhecidos nos EUA.
Assim, contrate uma empresa especializada em tradução, como a Nexus Traduções, para que seus documentos sejam traduzidos por tradutores especializados e evitar problemas e atrasos no processo de intercâmbio.
Navegue pelo site da Nexus Traduções, peça um orçamento online e conheça mais sobre os serviços de tradução juramentada!