Muitas pessoas ficam em dúvida de quais lugares conhecer no Porto durante viagem a Portugal e/ou a Europa. Falo isso porque eu mesma não sabia muita coisa sobre a cidade, mas me surpreendi quando cheguei lá.
Além da Ribeira e das construções medievais, essa cidade no norte do país tem diversas áreas verdes, monumentos históricos, igrejas, bares, entre outros. Ou seja, dispõe de muita coisa para se fazer.
Eu passei dois meses fazendo um intercâmbio voluntário no Porto e neste post te mostro os sete lugares que você precisa conhecer no Porto. Confira à seguir:
1 Cais da Ribeira
Esse é um dos lugares mais tradicionais do Porto, afinal é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1991 e integra o Centro Histórico do Porto. A Ribeira é a região que fica às margens do Rio Douro, importante rio que nasce na Espanha e cruza Portugal, até desaguar no mar em Porto.
Apesar de não existir registros formais, pesquisadores acreditam que a região é habitada desde o período da romanização (século VIII d.C). Dessa forma, depois de anos de povoamento, o local foi crescendo e deu origem à cidade.
No entanto, a Ribeira como se encontra hoje tem origem na década de 70, após um plano de revitalização do governo. Isso fez com que bares e restaurantes fossem abertos no local e ela se tornasse um cartão postal.
2 Lugares para conhecer no Porto, Portugal – Estação São Bento
Mesmo que você não vá pegar nenhum comboio (ou trem para nós brasileiros), você precisa visitar a Estação São Bento, localizada no Centro Histórico. Ela foi construída no local onde antes estava o Convento de São Bento de Ave-Maria e começou a funcionar de forma provisória em novembro de 1896, sendo inaugurada oficialmente 20 anos depois.
Embora a sua história seja interessante, o que torna esse lugar encantador é o seu Atrium, decorado com vinte e dois mil azulejos representando cenas históricas e etnográficas de Portugal. O projeto é de Jorge Colaço, que realizou as pinturas entre 1905 e 1908. É um lugar muito lindo, que eu admirava sempre que passava por lá.
3 Capela das Almas
Os tradicionais azulejos azuis decoram quase todas as igrejas do Porto. No entanto, a mais famosa delas é a Capela de Santa Catarina, mais conhecida como Capela das Almas. Considerada uma das mais bonitas de Portugal, por causa de sua fachada coberta com 15.947 azulejos, ela foi construída no final do século XVIII.
Tais peças representam os passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina e foram produzidas em 1929 por Eduardo Leite junto à Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, em Lisboa. Portanto, não deixe de conhecer
4 Muralha Fernandina
O quarto local desta lista de lugares para conhecer no Porto é a Muralha Fernandina. Essa construção é uma parte do Muro Medieval iniciada em 1336 e que ficou pronto por volta de 1370 sob o reinado de Fernando I de Portugal, por isso o nome Fernandina. Com traçado geométrico, ela tinha cerca de 2600m e limitava uma área de 44,5 hectares. Além disso, possuía 17 portas e postigos.
O projeto foi uma reivindicação dos burgueses que sentiam uma necessidade de uma área murada mais abrangente que o da Cerca Velha, feita de forma primitiva e que abrangia apenas o núcleo inicial do morro da Pena Ventosa, onde hoje está a Sé do Porto.
5 Sé do Porto
Você também precisa conhecer a Catedral do Porto, um dos principais exemplares da arquitetura gótica medieval na cidade.
A igreja de Santa Maria do Porto foi fundada no século XII por iniciativa do bispo D. Hugo em estilo românico. Mas ao longo dos anos, a mesma sofreu muitas alterações arquitetônicas e estéticas. No século XIII, a Sé ganhou características mais góticas, com a construção de um claustro. Foi neste século também, no dia 14 de fevereiro de 1387, que o local foi palco do casamento do rei D. João I com D. Filipa de Lencastre.
6 Lugares para conhecer no Porto, Portugal – Jardins do Palácio de Cristal
Esse é um dos parques mais lindos que visitei em minha viagem pela Europa e, por isso, precisa estar no seu roteiro. Localizado no Centro do Porto, trata-se de um grande jardim com vistas belíssimas do Douro, pavões livres e vários lugares para se fazer um picnic em dias de sol.
O jardim foi projetado originalmente por Emil David para fazerem parte do Palácio de Cristal. Essa estrutura de aço e vidro, inspirada no Crystal Palace em Londres, foi demolida em 1952 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, que sediaria o primeiro Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. Ainda assim, os jardins foram mantidos à pedido da população, que era contrária à demolição.
7 Ribeira de Gaia
Por fim, outro lugar para conhecer no Porto é a Ribeira de Gaia, que fica em Vila Nova de Gaia, cidade que fica na outra margem do rio Douro.
Além de abrigar as mais famosas adegas de vinho da região, é aqui que você também terá as melhores vistas do Porto. Minha dica é ir no final da tarde, para apreciar a vista diurna, o pôr do sol do Jardim do Morro e depois ver Porto toda iluminada a noite.
Agora me conta, você já conhecia o Porto? Tem vontade de conhecer essa cidade quando for à Europa?
Ahh, veja aqui como ter internet ilimitada na Europa.