O turismo sustentável deve e precisa ganhar ainda mais força após a pandemia
Algumas mudanças de hábitos geradas pelo Covid-19 continuarão após a pandemia, principalmente em relação ao consumo de bens e a preservação do meio ambiente, influenciando, assim, o turismo sustentável. Veja como será as viagens pós pandemia aqui.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT) o turismo será essencial para a recuperação econômica pós-pandemia, principalmente relacionado a viagens locais e as voltada para o ecoturismo.
Mas o que é turismo sustentável?
Toda a viagem que se preocupa com o crescimento econômico e sustentável do local, visando não só a preservação do meio ambiente, como também com a preservação das comunidades locais e de seus patrimônios é baseada no turismo sustentável.
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, elencando assim, a partir da Agenda 2030, cinco metas específicas para o setor:
- Crescimento econômico e sustentável;
- Inclusão social, emprego e redução da pobreza;
- Eficiência de recursos, proteção ambiental e mudança climática;
- Valores culturais, diversidade e patrimônio;
- Entendimento mútuo, paz e segurança.
Infelizmente, o setor de turismo também contribui e muito para a degradação do meio ambiente. Afinal, a emissão de gás carbônico na atmosfera (por meio dos inúmeros voos diários), a exploração da mão de obra local, e desperdício de água e energia são alguns exemplos que contribuem para isso.
Além disso, o desmatamento e interferências para a construção de hotéis, resorts e parques colaboram ainda mais com a degradação do local.
Como tornar suas viagens mais sustentáveis?
1.Respeite a cultura e o povo local
Busque saber e compreender o contexto social e histórico dos locais que você pretende conhecer durante suas viagens, pois assim você conseguirá fazer escolhas que respeite a comunidade local.
2. Priorize a economia local
Prefira comprar de pequenos negócios, experimentar as comidas típicas e contratar guias locais. Dessa forma você ajuda a economia local e, consequentemente, a transformação social do lugar.
No Brasil, quase toda cidade turística há feiras de artesanato e comida típica, como no Mercado Central de Fortaleza, as inclua em seu roteiro.
3. Prefira hospedagens que tenham políticas de sustentabilidade
Ao fazer suas reservas, busque saber mais sobre sua hospedagem, bem como se o local está engajado em políticas que preserve o meio ambiente e não explore a mão de obra. Além disso, prefira estabelecimento local e de pequenos negócios.
4. Mude sua forma de locomover
Prefira se locomover de ônibus ou trem, uma vez que esse tipo de transporte carrega um grande número de pessoas.
Já na cidade, prefira transporte público, bicicleta ou caminhar. Além de conhecer melhor a cidade, você ainda contribui para a redução de emissão de dióxido de carbono (CO2) provocado pelos voos.
5. Mude pequenos hábitos
Alguns hábitos contribuem para a preservação dos recursos naturais e podem ser utilizados em qualquer lugar ou situação, não somente durante suas viagens, como:
- Recolher o seu lixo sempre que for à praia, bem como ao parque ou fazer uma trilha;
- Prefira sacolas, pratos e garrafas reutilizáveis. Evite o uso de plástico e recuse canudinhos sempre que possível;
- Economize água no banho, nada de banhos demorados;
- Só peça para lavar toalhas se elas estiverem realmente sujas;
- Não deixe torneiras abertas quando não estiver utilizando;
- Isso também vale para o ar-condicionado, bem como televisão e lâmpadas;
- Não carregue conchas, pedras ou qualquer “lembrancinha” da natureza;
- Evite desperdiçar comida.