A fim de evitar um pico muito maior do coronavírus no país, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem recomendado, principalmente, o isolamento em casa (quarentena).
Assim várias pessoas, que podem fazer isso, já estão fazendo isso de forma voluntária, além disso, alguns estados têm tomado medidas para que as pessoas evitem aglomerações nos próximos 15 dias.
Aqui em Goiás um decreto de quarentena começa a valer nesta quinta, dia 19, como uma forma de conter a propagação rápida do vírus.
Dessa forma, o decreto suspende a abertura de shoppings, galerias, realização de feiras, bares, restaurantes, cinemas, clubes, teatros, entre outros.
Contudo, supermercados, hospitais, laboratórios, distribuidoras de gás e farmácias ficarão abertas.
O que fazer em casa durante a quarentena?
Apesar do momento ser bem preocupante para todos, o ideal agora é relaxar e tentar se distrair.
Além de não compartilhar fake news, se você pode ficar em casa (foi dispensado do trabalho, faculdade) aproveite o tempo livre em casa para:
1. Visitar Museus
Não, você não precisa sair de casa e colocar a vida de outras pessoas em risco indo no Museu “físico”, mas você pode conhecer vários por meio do acervo digital e tours interativos.
1. Pinacoteca di Brera – Milão
2. Galleria degli Uffizi – Florença
4. Museo Archeologico – Atenas
8. National Gallery of art – Washington
10. Los Angeles County Museum of Art (LACMA)
11. The San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA)
2. Ler um livro
Eu acredito que a maioria das pessoas tenha um livro em casa que nunca leu. Portanto, aproveite esse tempo a mais para lê-los.
Já leu todos que tem aí? então aproveite para baixar algum na internet.
Hoje em dia é muito fácil encontrar diversos títulos em pdf na internet. O Le Livros e o Baixe Livros disponibilizam diversos livros em pdf para baixar gratuitamente.
3. Se aperfeiçoar fazendo um curso online
Há inúmeros sites onde você pode estudar um pouco, aprender determinada profissão, bem como se aperfeiçoar em um instrumento musical.
Além disso, com a pandemia do Coronavírus, muitos sites disponibilizaram cursos em diversas áreas gratuitamente para incentivar as pessoas a ficarem de quarentena.
Casa do Saber on Demand – O acesso à todos os cursos do aplicativo estão liberados pelos próximos 30 dias. Então aproveite para se especializar em artes plásticas, ciências sociais, cinema, filosofia, história, música, psicologia, entre outros.
Unesp Aberta – A Universidade do Estado de São Paulo oferece mais de 70 temas para estudo nas áreas de Humanas, Exatas, bem como Biológicas gratuitamente.
Udemy – O site disponibilizou mais de 400 cursos gratuitos (excel, design think, finanças, programação, entre outros). Ademais, vários professores também liberaram seus conteúdos gratuitos.
Coursera: A plataforma dará acesso gratuito à todos os universitários cujas universidades foram impactadas pela pandemia. Entretanto, os estudantes precisam entrar em contato com representantes de sua instituição de ensino para participar.
4. Se afastar um pouco da internet fazendo trabalho manual
Sabe tricotar, costurar, ou fazer algum tipo de trabalho manual? então aproveite o período para praticar e fazer arte, deixar a cabeça mais livre.
Eu amo ponto cruz e, por isso, estou aproveitando o tempo livre para bordar algumas toalhas e quadrinhos.
A atividade me ajuda a ficar longe da internet e, portanto, diminui a vontade em ficar lendo noticias sobre a pandemia o tempo todo. Há um tempo fiz um tutorial ensinando a fazer ponto cruz, veja:
Você ainda pode aproveitar para jogar Uno, cartas, dama, xadrez, entre outros, com as pessoas que moram contigo. Aproveite esse cupom de desconto da Copag para adquirir seu baralho.
E você, o que tem feito?