Localizada a 320km de Goiânia, Piranhas é um município de Goiás que conta com uma diversidade de atrativos naturais, como cachoeiras, serras, vales e rios. Portanto, há muito o que se fazer em seus arredores, mas a maioria desses locais não são conhecidos ou explorados.
A cidade, que completou 70 anos no dia 14 de outubro, surgiu no final da década de 40, quando operários que trabalhavam nas rodovias no oeste goiano acamparam às margens do Rio Piranhas. Eles deram início à um povoado, que teve um progresso rápido em razão da lavoura. Assim, o local foi elevado à distrito em novembro de 1952 e em 1953 passou à categoria de município.
Estive na cidade no feriadão do dia 12 de outubro e neste post mostro os lugares que conheci, opções de hospedagem e alimentação. Veja a seguir
Salto São Domingos – Piranhas Goiás
Com uma queda de 96m de altura, essa cachoeira é considerada como uma das mais altas do estado de Goiás. Ela está localizada na zona rural de Piranhas, em uma propriedade privada. Portanto, para chegar até ela é necessário contratar um guia local (informações Setur Piranhas).
São cerca de 40km de estrada de chão para chegar até ela, ou seja, cerca de 1h de viagem Ainda assim, o percurso todo vale a pena, pois o lugar é lindíssimo. O caminho principal dá na parte de cima da queda, no lugar conhecido como mirante. Ainda assim, há uma trilha para chegar na parte de baixo da cachoeira, mas é preciso contratar guia para isso e ter cuidado no caminho, que tem cerca de 2km ida e volta de trechos íngremes e com pedras.
Piscinas Naturais
No período pós chuvas, são formados vários poços para banho com águas cristalinas em um ponto do Rio São Domingos, que são perfeitos para banhos em dias quentes. Elas ficam na mesma estrada que leva ao Salto São Domingos. Portanto, dá para combinar a ida nos dois atrativos em um dia só.
Não é necessário contratar guia e também não há cobrança de entrada. Entretanto, assim como em todos os outros lugares, cada visitante deve recolher o seu lixo e não deixar nada para trás.
Cachoeira 3 Tombos
Distante a 27km de Piranhas, em Goiás, essa cachoeira é formada pelo Rio Piranhas e divide a paisagem com cânions rochosos. A queda tem aproximadamente 30m de altura.
Para chegar até ela é preciso percorrer 15km de asfalto e 12km de estrada de chão, chegando em uma trilha que dá na parte de cima da queda. Mesmo na época de seca é possível tomar banho no poço que se forma no alto, mas é preciso ter cuidado para não se aproximar tanto da borda. Há uma trilha para chegar na parte de baixo da cachoeira, mas é preciso contratar guia para isso e ter cuidado no caminho, que tem cerca de 2km ida e volta de trechos íngremes e com pedras.
Como chegar em Piranhas, Goiás
Localizada a 320km da capital goiana, a melhor forma de chegar em Piranhas, Goiás a partir de Goiânia é indo pela GO 060, saindo em direção de Trindade e passando por Santa Bárbara, São Luís de Montes Belos, Jaupaci e Ipora.
De onibus, há linhas pela RodeRotas, Expresso Maia, Primeira Classe e outras viações. Eu fui com a empresa RodeRotas e as passagens de ida e volta custaram R$98,90 cada trecho. Já a viagem levou cerca de 6h, com paradas em algumas cidades para lanche/almoço.
Caso decida ir de ônibus, saiba que não é fácil encontrar transporte para as cachoeiras. Ou seja, prefira ir de carro ou entre em contato com algum guia e veja se ele consegue te levar nos locais com o veículo dele.
Onde se hospedar em Piranhas – Goiás
Na hora de decidir onde se hospedar em Piranhas tenha em mente que a cidade não é muito grande, portanto só conta com dois hotéis grandes, o Hotel Real e o Hotel Tropical. Eu me hospedei no primeiro e amei, pois ele fica em frente à rodoviária. Além disso, o hotel possui instalações novas, quartos com aparelhos ar-condicionado novos e bem espaçosos.
Hotel Real
Endereço: Rua Santana, 275 – Setor Sul, Piranhas – GO
Telefone: (64) 3665-1268
Onde comer em Piranhas, Goiás
Existem boas opções de restaurantes e bares em Piranhas, principalmente à noite. Veja a seguir os lugares que conheci durante minha viagem.
Pesque e Pague Córrego das Pedras (Pesque e Pague do Elmo)
Esse local fica na estrada que leva ao Salto São Domingos e é perfeito para aquele almoço pós banho de cachoeira. Isso porque o cardápio tem porção de peixe frito na hora, de frango, saladas e acompanhamentos. Além disso, possui lago para quem quiser pescar o seu próprio peixe.
Endereço: GO 188, KM 12 Sentido à Doverlândia
Senhor Boteco
A noite indico muito o Senhor Boteco, um bar muito movimentado localizado na centro de Piranhas GO com mesas ao ar livre. Uma vez que há grande variedade de pratos, como picanha na chapa, carne de sol, batata frita premium e outros, e o ambiente é bem animado. Em alguns dias específicos é possível conferir shows ao vivo.
Endereço: Av. Independência – Centro, Piranhas – GO
Wyskritorio Bar e Bistrô
Outro lugar para comer ou tomar uma cerveja à noite é o Wyskritorio Bar e Bistrô, que conta com carnes na chapa e porções diversas, como essa de bolinho de mandioca com carne seca da foto. Na quinta-feira é possível experimentar macarrão com molhos diversos. O local tem área interna e externa e com espaço para crianças.
Endereço: Avenida Lázaro Teodoro – St, Av. Palmares – Santa Luzia
Confira vlog dessa viagem aqui