Presente no universo feminino desde a antiguidade, as joias sempre exerceu um fascínio em mulheres e homens. E foi por esse fascínio que o ourives Luciano Ramos decidiu largar a área de design gráfico e se dedicar de vez a arte de criar joias, atividade que cresceu vendo seu pai realizar.
Após anos trabalhando em uma agência de publicidade (onde atuou como assistente de arte, diretor de arte Junior e arte finalista), Luciano Ramos decidiu que era a hora de apostar em um negócio próprio. “Meu pai é ourives há muito tempo, e olha que já é um senhor nos altos de seus 85 anos e que continua fazendo joias! Quando eu era adolescente, tentei fazer disso minha profissão também, mas achava muito solitário e monótono ficar numa “banquinha” dentro de uma oficina. O aprendizado não durou muito. Anos depois acabei voltando os meus olhos novamente para a profissão do meu pai, mas dessa vez de uma maneira empreendedora, trazendo ideias novas para o setor joalheiro. Decidi então, sem pensar muito, montar o Ramos Atelier”, explicou. Com a nova ideia, Luciano Ramos começou a trabalhar bastante e fazer cursos para aprimorar, entre eles o de Joalheria no Senai.
Anel aro duplo – Ouro e Água Marinha
Atualmente, Luciano Ramos trabalha com Joalheria Artesanal, e por isso muitas peças são feitas sob encomenda. “Deixo tudo muito exclusivo para o cliente, dando um clima intimista. Mas também consigo produzir algumas peças em quantidade limitada”, comentou. De acordo com o ourives, o Ramos Atelier é pequeno, porém, bem diversificado. Além de fornecer cursos, ele também loca a bancada para que outros designers e/ou ourives possam criar.
Anel Leão – forjado na prata
Além das peças feitas sob encomenda, o Ramos Atelier oferece, no momento, dois serviços exclusivos para casamento, o “Momento Aliança” e o “Noivo Brilhante”. No primeiro, o casal vai até o atelier e produz suas próprias alianças desde a fundição até o acabamento final, com Luciano acompanhando o processo. Já no segundo é oferecido uma assessoria de pedidos de casamento, onde é produzido um vídeo da fabricação das alianças e um do pedido de casamento. “A forma que ele ou ela vai mostrar o vídeo é inusitada. A surpresa pode ser num restaurante, num balão, numa viagem ou até mesmo numa sala de cinema! Tudo é possível com a nossa ajudinha. Estes dois produtos são uma parceria com a GTF Brasil Turismo, que deixam esses momentos incríveis dentro da possibilidade de qualquer um no Brasil”, explicou.
Conheça mais sobre o Ramos Atelier aqui.
Já conhecia o trabalho de um ourives? Conte aqui:
Obrigado Laryssa pela matéria! Fico imensamente feliz em saber que pessoas que estão super antenadas no universo feminino admiram nosso trabalho. Parabéns pelo blog. 🙂
Eu que agradeço. Sim, é um trabalho belíssimo e que faz parte desse universo. Obrigada.
Fico feliz em ver que nossa profissão ta tendo um destaque, reconhecimento, o ourives em sim não só os design, pois ambos se completam e a ourivesaria é linda .
Que bom que gostou Juliana, fico muito feliz em saber que estou divulgando um belo trabalho.
🙂