Visitar os parques do Porto (PT), é um passeio comum para os turistas que visitam essa cidade no norte do país. Afinal, existem diversos e um mais incrível do que o outro. Fora que é um tipo de passeio que te permite conhecer a fauna do local, passear em ambientes abertos e que são gratuitos.
No ano passado, fiquei dois meses no local passeando e fazendo intercâmbio voluntário. Portanto, era comum eu passar por algum parque enquanto caminhava pelos arredores em meus dias livres.
Portanto, neste post, eu indico três parques do Porto (PT) que você precisa conhecer durante sua viagem por Portugal.
Jardins do Palácio de Cristal
Esse é um dos parques mais lindos que visitei em minha viagem pela Europa e com certeza o mais bonito dos três parques do Porto (PT). Portanto tenho certeza que você também irá ficar fascinado(a). Localizado no Centro do Porto, trata-se assim de um grande jardim com vistas belíssimas do Douro, pavões livres e vários lugares para se fazer um picnic em dias de sol.
O jardim foi projetado originalmente por Emil David anexo ao Palácio de Cristal, que era uma estrutura de aço e vidro inspirada no Crystal Palace em Londres. No entanto, a construção foi demolida em 1952 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos e, assim, receber o primeiro Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. Ainda assim, os jardins foram mantidos atendendo o pedido da população, que era contrária à demolição.
Além das vistas perfeitas para o Rio Douro, no local abriga também a Super Bock Arena (antigo Pavilhão Rosa Mota), um espaço destinado à realização de eventos culturais, esportivos e empresariais. Anteriormente o local se cham
Localização: R. de Dom Manuel II, 4050-346, Porto
Entrada: Gratuita
Parque da Cidade do Porto
Esse é outro parque que você precisa conhecer, principalmente se for passar mais dias no Porto. Afinal, ele é o maior parque urbano de Portugal, com 83 hectares e cerca de 10 km de trilhas e passarelas, lagos, flora e fauna variada que se estendem até o Oceano Atlântico.
O Parque da Cidade do Porto foi criado em 1991 e seu projeto foi assinado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal. No entanto, a aquisição de terrenos com esse objetivo se deu a partir de 1916 por Ezequiel de Campos, mas os primeiros estudos conceituais só começaram na década de 80.
Além da área verde, fauna e flora, esse parque do Porto abriga ainda o Pavilhão da Água e o “Sea Life Porto”. O primeiro é um espaço interativo para a divulgação científica e tecnológica em torno da temática dos recursos hídricos. Já o segundo é o maior aquário de Portugal, ficando atrás apenas do Oceanário de Lisboa. Ou seja, é um lugar para ver as mais de 3.000 espécies de animais, entre eles pinguins, tubarões e tartarugas gigantes.
A entrada no Parque da Cidade é gratuita. Por outro lado, o ingresso do Sea Life custa €16,50 e permite que o visitante assista os animais sendo alimentados ou palestras sobre as espécies.
Localização: Estrada Interior da Circunvalação, 4100-083 Porto (o Parque fica perto de Matozinhos)
Parques do Porto (PT) – Jardim Botânico
Por fim, o Jardim Botânico também precisa estar em seu roteiro, principalmente por sua importância na área de botânica. Ele foi estabelecido por um decreto de 1837 e ao longo dos anos funcionou em diversos lugares, inclusive na Cordoaria, até ser instalado, de forma permanente, na Quinta do Campo Alegre em 1951.
Hoje esse parque tem 4 hectares que estão organizados em três patamares. O primeiro inclui a Casa Andresen e jardins formais, com altas sebes de camélias centenárias. No segundo patamar está o jardim de plantas xerófitas com diversos cactos e plantas suculentas, bem como estufas tropicais e de orquídeas. Já no último patamar, encontram-se as coleções de coníferas, plantas autóctones, o fetário e o maior lago do Jardim.
Quando eu estive no Porto, estava acontecendo no local “Magical Garden – Alice no País das Maravilhas”, um espetáculo imersivo criado pelo Atelier OCUBO, com a parceria da U.Porto e da Câmara Municipal do Porto. Nele os visitantes entram na história do escritor Lewis Carroll através de esculturas, hologramas e efeitos sonoros. As sessões eram pagas e aconteciam durante a noite. No entanto, visitando o Jardim Botânico durante o dia, você passava por todo o percurso da montagem, que foi o que fiz rsrs.
Localização: Rua do Campo Alegre 1191, 4150-181 Porto
Entrada: Gratuita