Saber quais passeios gratuitos em Brasília, no Distrito Federal, são recomendados para uma viagem curta à capital federal é algo valioso para qualquer viajante. Afinal, nem sempre as pessoas separam muitos dias para conhecer o local.
Embora o plano piloto seja muitas vezes visto como um local de política e negócio, há muito o que se fazer por lá, como aprender mais sobre a história do país ou mesmo praticar esportes radicais no Pontão do Lago Sul.
Portanto, nesta lista separei dicas de lugares para se conhecer em Brasília, que vão desde museus e centro culturais até um complexo de lazer e gastronomia.
5 passeios gratuitos em Brasília
Confira a seguir cinco passeios gratuitos em Brasília para você aproveitar ainda mais sua viagem à capital federal
CCBB Brasília
Esse com certeza é um lugar que precisa estar em seu roteiro de atrativos gratuitos em Brasília para conhecer. Afinal, quase sempre tem uma exposição incrível e até mesmo internacional no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) da capital federal.
Para vocês terem uma ideia, em 2019 o local recebeu a exposição “A beleza sombria dos monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton” e contou inclusive com a presença do famoso diretor na inauguração. Eu conferi a mostra assim que abriu, mas não tive a sorte de encontrar o Tim na cidade rs.
Já em 2021, fui até o CCBB Brasília para conferir a Exposição Egito Antigo – do Cotidiano à Eternidade. A mostra era composta por 140 peças do Museo Egizio de Turim, na Itália, que possui o segundo maior acervo egípcio do mundo. Dessa forma, além das pinturas, objetos, sarcófagos, o que mais me chamou a atenção, com certeza foi a múmia da Tararo, uma mulher que deve ter vivido por volta de 700 a.C. na 25ª dinastia.
Essa instituição faz parte de uma rede de centros culturais mantidos pelo Banco do Brasil em diferentes cidades do país, que visa promover e difundir a cultura e as artes. Assim, o espaço possui programação diversificada, que inclui exposições de arte, espetáculos de teatro, música, dança, cinema, palestras, oficinas e atividades educativas.
O CCBB Brasília está situado no Setor de Clubes Sul, próximo à Ponte JK, às margens do Lago Paranoá.
Passeios gratuitos em Brasília – Pontão do Lago Sul
O Pontão do Lago Sul é um complexo turístico, de lazer e gastronomia localizado às margens do Lago Paranoá. E é na minha opinião um dos melhores lugares para se conhecer na cidade administrativa.
Além da orla do lago perfeita para caminhar e assistir ao pôr do sol, o lugar tem diversos restaurantes, cafés, quiosques e espaços para eventos. Há ainda estrutura para a prática de esportes aquáticos, como stand-up paddle, caiaque e passeios de barco. Ou seja, um ambiente ótimo para desfrutar de momentos de lazer ou relaxamento.
O Pontão do Lago Sul também é palco de eventos culturais, shows, exposições e feiras, e, por isso, tem se tornado um ponto de referência para a vida noturna e cultural da cidade.
Santuário São João Bosco
Outro lugar que gostei muito de conhecer em Brasília e que também tem visita gratuita é esse Santuário. Mesmo que você não seja católico vale a pena conhecer o local por conta de seus vitrais que foram uma verdadeira obra de luz e contraste. Afinal, as paredes da igreja possuem 2,2 mil m² de vitrais, que combinam duas tonalidades de azul formando um suave degradê.
Além disso, em cada um dos quatro ângulos do local há uma coluna de vitrais rosa que complementam o jogo de luz do local. Veja o interior da igreja neste vlog aqui. Por fim, é preciso destacar ainda sua construção arquitetônica, que é inspirada na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, na Itália. Ambos os projetos (exterior e interior) são de autoria de Carlos Alberto Naves.
O Santuário São João Bosco é dedicado ao santo de mesmo nome, conhecido por seu trabalho com a juventude. A igreja, que é um dos passeios gratuitos em Brasília, faz parte da Paróquia Dom Bosco e está situada na Asa Sul.
Museu Nacional Honestino Guimarães
Outro lugar que faz parte das dicas de passeios gratuitos em Brasília é o Memorial dos Povos Indígenas. Criado em 1999, ele visa promover e preservar a cultura e as tradições dos povos originários do Brasil.
Com o prédio projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu Nacional Honestino Guimarães (Museu Nacional da República) faz parte do Conjunto Cultural da República, juntamente com a Biblioteca Nacional de Brasília, e está situado na Esplanada dos Ministérios.
As exposições permanentes e temporárias apresentam temas relacionados à história do Brasil, à cultura brasileira e a questões sociais e políticas do país. Portanto, esse museu abriga um acervo diversificado, que abrange diferentes áreas do conhecimento, como história, ciência, arte e cultura.
O local também possui espaços para a realização de eventos, como palestras, seminários, concertos e performances artísticas. Além disso, ele ainda oferece atividades educativas, como oficinas, visitas guiadas e programas educacionais voltados para diferentes faixas etárias.
Memorial dos Povos Indígenas
Dessa forma, o espaço abriga exposições permanentes e temporárias que apresentam a história, a arte, os costumes, as línguas e as tradições dos diferentes grupos indígenas do país. Além disso, os visitantes têm contato com diferentes peças de artesanato, instrumentos musicais, utensílios cotidianos, pinturas, esculturas,fotografias e pesquisas relacionadas a esses povos.
O edifício principal do Memorial dos Povos Indígenas representa uma oca indígena e também foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Ele está localizado próximo ao Eixo Monumental, no Setor Cultural Sul de Brasília.
Post incrível. Brasília tem muitos points interessantes para visitar.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Sim, tem muita coisa legal para fazer na capital do Brasil )
Tive que revisitar esse post aqui. Lugares escolhidos à dedo! Quero muito ir.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Ahh, que bom que gostou!
Obrigada pela visita Emerson 🙂