Porto de Galinhas, Maragogi e Morro Branco são praias do nordeste que você precisa conhecer. Veja porque:
Praias do Nordeste – Porto de Galinhas/PE
Já fui a Porto de Galinhas três vezes, e todas as vezes é como se fosse à primeira. Essa praia famosa, está localizada no município de Ipojuca, no Pernambuco, e é conhecida principalmente por suas piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais.
Além das praia, Porto de Galinhas abriga diversas lojas e galerias de artesanato e produtos turísticos, além de bares e restaurante. Por fim, a cidade tem a melhor pizza de mussarela que já comi na vida.
Primeiramente, a Praia chamava Porto Rico, por causa da abundância do pau-brasil. Além disso, no auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro.
Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola. Dessa forma, anunciavam a chegada dos escravos com a frase ” tem galinha nova no porto”! Por isso, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.
Morro Branco/CE
A praia de Morro Branco está localizada no município de Beberibe, que fica 77km de Fortaleza. A paisagem do lugar é incrível, principalmente por causa de suas falésias de até 12 cores. O encontro do mar com a terra esculpe as formações rochosas, formando as falésias.
Do mesmo modo, existem ainda muitas grutas, fontes de água doce, bem como as jangadas de pescadores nativos que ficam em alto mar.
Já assistiu o filme “O Noviço Rebelde”, dirigido e estrelado pelo Renato Aragão ? Morro Branco e a Praia das Fontes foram locações de algumas cenas.
Praias do Nordeste Maragogi/AL
Localizada a 125km de Maceió, Maragogi é um município do Leste Alagoano conhecido principalmente por suas praias da costa dos arrecifes entre o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte de Alagoas.
Conhecida como o Caribe brasileiro, Maragogi tem 22km de litoral emoldurados por recifes, coqueirais, águas claras e tranquilidade. Na praia de mesmo nome, localizada na área urbana da cidade, partem embarcações que levam às Galés, as famosas piscinas naturais a 6km da costa.
Praias do nordeste – O porquê deste post
Quem segue o Di-Lua já percebeu que eu amo viajar. Nas minhas férias de 2012 fiz uma série de post de Diário de Bordo, mostrando um pouco de minha viagem pelo nordeste e na Argentina. No entanto, não mostrei as praias em sua totalidade e/ou deixei de mostrar algumas.
Por isso, resolvi fazer esta série listando algumas praias que conheço e adoro, principalmente por um motivo que tem me deixado chateada (e até irritada): a desvalorização das belezas naturais do Brasil pelo próprio brasileiro.
Sim! Acho extremamente ruim, durante alguma conversa qualquer, alguém falar para mim que praia ou determinado lugar em tal país é melhor ou mais bonita. Ok! Todo mundo tem seus gostos, porém, na maioria das vezes, quem diz isso não conhece muitos lugares no Brasil, fato.
Precisamos valorizar nosso país
É isso que me incomoda, a pessoa perde chances de conhecer algo próximo a ela pelo simples fato de querer o que é de fora, do exterior ( da concepção errônea que muitos têm de que todo o resto do mundo é melhor que nosso país). Há uma grande desvalorização do Brasil pelo próprio brasileiro, em termos culturais e naturais.
Entendo que, assim como todo resto do mundo, o nosso país tem seus problemas, mas também tem muita coisa boa também, como a diversidade da fauna e flora, de povos, de sotaques, de comida entre outros. É por isso que é extremamente importante que saibamos reconhecer isso.
Nesse sentido, deixo aqui meu recado: Tente conhecer as belezas e a cultura da sua região primeiro, depois do seu país, e assim por diante. VAMOS VALORIZAR MAIS O NOSSO PAÍS! (ufa desabafei, rsrs).
* Não sou contra quem viaja para fora, quem admira outra culturas, até porque eu mesma sonho em conhecer o mundo todo, porém valorizo cada lugar que eu vou e conheço bastante coisa da minha cidade, do meu estado e do Brasil.
Gostaram do post ? concorda comigo ? Comente aqui