Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

5 Dicas para viajar sozinha pela Europa

viajar sozinha pela Europa larydilua
Porto

Viajar sozinha pela Europa pode parecer assustador de início, mas é algo bastante tranquilo de se fazer, principalmente se você for bem preparada. Primeiro porque a maioria dos países do velho continente são bem pequenos e próximos um do outro. Segundo porque a maioria dos lugares tem ótima estrutura turística e são bem servidos pelo transporte público.

Minha primeira viagem para a Europa aconteceu no ano passado. Fiz um intercâmbio de inglês em Malta durante sete semanas e fiz um voluntariado no Porto, Portugal, durante dois meses. Além disso, conheci ainda Roma e a Costa Amalfitana, na Itália, e Barcelona, na Espanha.

Portanto, neste post venho trazer cinco dicas para você viajar sozinha pela Europa e aproveitar ao máximo essa experiência

Se hospede nas regiões mais centrais e/ou turísticas

Essa dica para viajar sozinha pela Europa na verdade vale para qualquer viagem. Afinal, quanto mais perto você se hospedar das áreas centrais ou das regiões turísticas, mais comodidade e segurança você terá. Esses lugares geralmente são bem servidos de restaurantes, supermercados e transporte público. Facilitando e muito a sua viagem.

Além disso, são nessas regiões que costumam ficar as atrações turísticas e monumentos. Portanto, pode ser que você consiga conhecer quase tudo a pé, sem precisar pegar metro ou ônibus. Em Roma, por exemplo, eu me hospedei perto da estação Termini e só não conheci toda a cidade a pé, porque estava fazendo cerca de 38ºC na semana que estive lá rs.

 Já no Porto, fiquei no bairro Bonfim e fiz quase tudo a pé, inclusive ir para a Ribeira da cidade e de Gaia, na Catedral da Sé, na Torre dos Clérigos. E olha que a cidade é cheia de ladeiras rs.

Fique em hostéis

Além de ser um tipo de hospedagem super em conta, ficar em hostéis é ótimo para fazer amizades e arrumar companheiros de passeios rs. É bastante comum encontrar pessoas que também viajam só e que querem alguma companhia para bater perna na cidade ou fazer algum bate e volta.

Na Costa Amalfitana, conheci uma argentina no hostel que eu estava em Sorrento e ela me convidou para ir com ela fazer um passeio para a Ilha de Capri no dia seguinte. Isso não estava nos meus planos, mas fui e amei. 

Dicas para viajar sozinha pela Europa – Tenha um Seguro viagem

Essa dica parece bastante óbvia, mas a verdade é que muitas pessoas só contratam um seguro viagem porque ele é obrigatório. No entanto, eu o vejo como algo essencial e que me dá mais tranquilidade ao viajar só. Afinal, penso que se eu ficar doente ou tiver algum acidente será muito mais difícil ir para o médico sozinha, sem saber em qual hospital ir ou como ir. 

Já com o Seguro, a empresa contacta sua rede de parceiros no país que você está, te orienta sobre tudo, além de ressarcir as compras de remédios e outros. Em Malta mesmo precisei usar o seguro, pois estava com uma crise de tosse que não passava e fiquei com receio de ser Covid. 

Dessa forma, entrei em contato com a Seguradora, através do contato informado na apólice, eles pediram alguns dados e depois uma empresa parceira em Malta me mandou mensagem indicando onde minha consulta estava marcada. Fui na médica, que me consultou, explicou que era alguma alergia (eu tenho rinite) e me passou dois remédios. Comprei eles e depois a empresa do seguro me fez o reembolso. Foi um procedimento simples e que eu fiz totalmente sozinha.


Contrate o seu seguro aqui.

Barcelona viajar sozinha pela Europa larydilua
Barcelona

Fique atenta à segurança

Embora os índices de criminalidade nos países europeus sejam menores, principalmente se comparado ao Brasil, você precisa ficar atento aos seus pertences e a sua segurança de um modo geral. Em lugares turísticos é comum ter batedores de carteiras que agem silenciosamente e em grupo. Seus alvos costumam ser os turistas mais “avoados”, que acabam ficando sem seus pertences de valores, como bolsas, relógios e até passaporte.

Agora imagina estar em um país desconhecido, em que você talvez não fale o idioma fluentemente, e perder o seu passaporte? Será preciso registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia, depois ir na Embaixada para solicitar um outro documento para que você possa seguir viagem e/ou voltar para o Brasil. Enfim, é algo demorado e trabalhoso que todo viajante prefere evitar.

Portanto, tenha atenção com os seus pertences pessoais, principalmente o passaporte. Ande com uma doleira, guarde coisas de valores no cofre do hotel, e sempre tenha mais de uma forma de dinheiro (em espécie e no cartão de crédito). Também evite sair à noite sozinha e ir em lugares isolados.

Outras dicas para viajar sozinha pela Europa é sempre ter internet para saber onde você está, conseguir chamar um carro de aplicativo ou mesmo usar o Google Tradutor para se comunicar com alguém. Além disso, sempre informe sua família ou pessoas de confiança o lugar onde você está, nome do hotel, da cidade e outros.

Não tente visitar muitos países na mesma viagem

Porto viajar sozinha pela Europa larydilua
Porto

Eu sei que é uma grande tentação conhecer o máximo de países europeus em uma única viagem. Afinal, a maioria deles são pequenos e bem próximos. No entanto, isso pode ser uma péssima ideia, principalmente para quem viaja só.

Primeiro que tentar fazer isso de transporte público (metrô, trem ou ônibus) ou mesmo de avião, significa ficar à mercê de atrasos, cancelamentos e outros, diminuindo o tempo que você teria para conhecer determinado lugar. Segundo porque pode deixar sua viagem bastante cansativa, principalmente se você estiver viajando com mala grande.

Se você gosta de viajar para conhecer pontos turísticos e ficar riscando x lugares de sua lista, ok. Mas tenha ciência que isso pode te impedir de viver experiências diferentes, como conhecer um restaurante local, fazer um passeio para a cidade vizinha da capital que ninguém nunca ouviu falar ou ainda passar o dia com uma pessoa do hostel que pode se tornar um grande amigo.

De modo geral, ao viajar sozinha pela Europa esteja sempre aberta a conhecer novas pessoas, ter outras experiências e fazer coisas diferentes que irá tornar sua viagem única e inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo