Fazer um voluntariado no exterior em 2024 precisa estar em sua lista de resoluções de Ano Novo. Afinal, essa é uma experiência cheia de benefícios, como trabalhar um novo idioma, contribuir com a sociedade, compreender um mundo com outro olhar, entre outros. Além de ser a oportunidade perfeita para conhecer lugares novos e viajar mais.
Hoje em dia existem diversas plataformas que facilitam esse tipo de experiência, como a Worldpackers, que está presente em mais de 170 países. O cadastro nela é super simples e há diferentes vagas: como trabalho em ONGs, ajudar em ecovilas, contribuir fotografando e postando sobre a empresa nas redes sociais e muitos outros. E em contrapartida você tem alimentação, hospedagem, aprender a cozinhar, surfar, sem falar nos ganhos profissionais e pessoais.
Ahh, aproveite que a Worldpackers está oferecendo mais 3 meses de uso ao contratar qualquer um dos planos até 31/12/2023 e já adquira o seu. O plano básico custa $39 (usando o código de desconto LARYDILUA) e, dessa forma, você tem 15 meses para se candidatar em diversas vagas.
Benefícios de se fazer um voluntariado no exterior
Fazer voluntariado é algo que por si só já acarreta diversos benefícios, mas no exterior isso é ainda multiplicado. Afinal, você estará convivendo com pessoas que falam um outro idioma (na maioria das vezes) e em uma cultura totalmente diferente. Portanto, muitas pessoas buscam esse tipo de experiência para melhorar o currículo, trabalhar a fluência em uma segunda língua, aprender coisas novas e muito mais.
Com algumas plataformas, como a Worldpackers, o voluntário ainda tem alimentação, hospedagem, descontos em lugares, aulas de yoga, surf, de inglês e muitos outros, dependendo da vaga para qual ele está aplicando.
Além disso, você ainda desenvolve habilidades profissionais e pessoais, veja a seguir:
1. Habilidades profissionais
Um dos principais motivos para se fazer um voluntariado no exterior em 2024 é a oportunidade de aplicar habilidades profissionais em um contexto totalmente diferente do vivenciado no Brasil. Ou seja, aprimorar experiências e competências em culturas e idiomas diferentes.
Além de proporcionar uma visão única de diferentes setores e desafios, também enriquece sua compreensão do mundo profissional. Isso sem falar na possibilidade de se conectar com pessoas de diferentes partes do mundo, expandindo assim sua rede profissional.
Portanto, é uma ótima maneira de dar um “upgrade” na carreira, principalmente se você atua nas áreas de tecnologia, economia e marketing, ou se deseja ingressar em uma multinacional.
2. Voluntariado no exterior contribui para o crescimento pessoal
Embora muitas vezes procuramos uma experiência internacional focando no desenvolvimento profissional, muitas vezes o Pessoal acaba tendo um impacto muito maior em nossa vida.
Me lembro bem que a minha experiência desse tipo foi motivada pela vontade de ficar mais tempo na Califórnia, mas não poder gastar tanto com isso. Portanto, na época me cadastrei na Worldpackers e comecei a “fuçar” todo o site e vi que a experiência poderia me ajudar muito com o meu inglês.
No entanto, quando estava lá, vivendo o dia a dia trabalhando em prol de pessoas que passavam fome, percebi que aquilo era muito maior. Eu não estava apenas passando “uns dias” em um lugar legal, mas sim contribuindo para um projeto que mudava a vida de centenas de pessoas em todo o mundo.
Sem falar que eu precisei conviver com pessoas diferentes, trabalhar em equipe, tomar decisões e me adaptar a situações nunca vividas. Portanto, minha compreensão do mundo foi ampliada, passei a enxergar as pessoas com outros olhos, a aceitar a diversidade cultural, a ouvir primeiro, entender e só depois emitir uma opinião, enfim desenvolvi diversas habilidades interpessoais.
3. Contribuir com a Sociedade
Um voluntariado no exterior possibilita fazer uma diferença real na vida de diversas pessoas, bem como contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais. Sem contar que muitos programas têm como objetivo promover práticas sustentáveis (como a limpeza de praias brasileiras feitas regularmente pela Worldpackers), ensinar idiomas para crianças de lugares pobres como uma forma de reduzir as desigualdades, entre outros.
Na plataforma Worldpackers você consegue escolher vagas em ONGS em diversos lugares do mundo, como no Hawai, no Nepal, Tanzânia, Guatemala e muitos outros.
4. Amplia a Percepção Global
Vivenciar de perto os desafios enfrentados pelas pessoas do mundo todo ajuda a construir uma compreensão mais profunda dos problemas globais. Afinal, a pobreza não existe só aqui no Brasil, mas nos cinco continentes (em maior ou menor grau) e em cada lugar com uma particularidade.
Portanto, a exposição a diferentes realidades sociais faz com que a gente se coloque no lugar do outro e tente entender a causa do problema historicamente. Ademais, a compreensão global faz a gente ter um olhar mais humano para os nossos problemas do Brasil, a entender como a escravidão deixou marcas profundas em nossa sociedade e muito mais.
5. Voluntariado no exterior são experiências memoráveis
Não importa se você vai passar uma semana ou um mês se voluntariando em outro país. Não importa se será ensinando inglês para crianças ou trabalhando em um hostel. Toda e qualquer experiência vai te render memórias únicas. Afinal, você estará vivendo situações diferentes todos os dias, terá que lidar com o novo e imprevisível.
Portanto, além de melhorar suas habilidades profissionais, pessoais e contribuir para uma sociedade melhor, ainda fará amizades com pessoas do mundo todo, podendo fazer conexões únicas e duradouras.
Eu mesma tenho contato com o meu host da Califórnia até hoje e fico extremamente feliz quando recebo uma mensagem dele. Também fiz grandes amizades durante o período que passei voluntariando em um hostel em Portugal no ano passado.
Voluntariado no exterior com a Worldpackers
Umas das plataformas mais usada atualmente para se voluntariar internacionalmente, a Worldpackers conecta viajantes e oportunidades em mais de 170 países. O usuário pode escolher a oportunidade de voluntariado em diferentes setores: como ONGs, fazendas, ecovilas, spas, escolas, hostels e mais.
Geralmente os hosts (pessoas que estão buscando por voluntários) oferecem hospedagem gratuita e alimentação, representando uma economia significativa nos custos da viagem, mesmo que para isso você precise pagar a taxa anual da plataforma. Atualmente ela custa $39 (usando o código de desconto LARYDILUA) e, contratando um plano até o dia 31/12/2024, o usuário tem 15 meses para aplicar em diversas vagas. Dessa forma, você estará pagando apenas $2,6 por mês (39/15), ou seja, algo em torno de R$12,80.
A contratação de um plano permite que o usuário da Worldpackers consiga conversar com outros voluntários, trocando informações e se conectando antes mesmo de começar a viagem. Sem falar que a plataforma oferece suporte durante todo o processo do voluntariado no exterior, desde a escolha da oportunidade até a conclusão da experiência. Isso inclui orientações sobre vistos, seguro viagem, reembolso para acomodação de emergência, entre outros.
Por fim, os membros são verificados e têm acesso a recursos exclusivos, como cursos, guias de viagem e eventos. Ou seja, usando a plataforma, você terá uma experiência de voluntariado no exterior mais acessível, transparente e enriquecedora, conectando-se a oportunidades valiosas em todo o mundo.