Por Di Lua, sobre Uncategorized
Dia 24/07/2013

 

 

 

O Sobrinho do Mago
Tudo começa quando Polly e Digory encontram os anéis mágicos do Tio André que os levam á Charn. Lá por acidente eles libertam Jádis, a feiticeira Branca, trazendo ela para seu mundo. Depois de muitas aventuras, Polly, Digory e Tio André conseguem levar a feiticeira Branca e um cocheiro para o Bosque entre Mundos, e eles acabam presenciando a criação de Nárnia. O cocheiro Franco é coroado o primeiro rei de Nárnia, e sua mulher Helena (levada por Aslan) como a primeira rainha.Digory leva então uma maçã mágica seu mundo para curar sua mãe doente, e após a cura, ele planta as sementes no quintal, fazendo nascer uma grande macieira que mais tarde forneceu a madeira para o guarda-roupa .
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
cronicas de nárnia lary di lua (2)
 
Quando os bombardeiros da II Guerra Mundial começam assombrar Londres, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia vão para a casa do professor Digory. Lúcia em uma de suas brincadeiras acaba descobrindo Nárnia, através do guarda-roupa. Após muitas desconfianças, seus irmão vão parar em Nárnia, que está sendo castigado por um inverno decretado pela Feiticeira Branca. Lá eles ficam sabendo da profecia narniana que dizia que quando dois filhos de Adão e duas filhas de Eva aparecerem e se tornarem reis de Nárnia em Cair Paravel, o governo da Feiticeira irá terminar.No entanto, Edmundo já havia sido tentado pelas promessas de Jádis, e acaba traindo seus irmãos, avisando-a de que seus irmãos estão em Nárnia e que estão procurando Aslam. Os outros três acabam por encontrar Aslam, além de conseguirem salvar Edmundo da Feiticeira. Aslam se oferece em troca de Edmundo para ser sacrificado na Mesa de Pedra, local onde os traidores são entregues à Feiticeira para sacrifício. Como a morte não é capaz de vencer Aslam, esse revive e luta contra o exército de Jádis. Com a vitória, os quatro irmãos são coroados Reis e rainhas de Nárnia em Cair Paravel. Eles governam por muitos anos, iniciando a Época de Ouro. O reinado deles acaba quando, em uma caçada, acabam por encontrar uma passagem no Ermo do Lampião, que acaba os levando de volta ao nosso mundo.
O Cavalo e seu Menino
Shasta vivia na Calormânia com um pescador, que decide vende-ló como escravo. O garoto então foge com um cavalo falante de Nárnia (Bri), que fugia para seu pai. Os dois acabam encontrando Aravis, montada em uma Huin (também de Nárnia), tentando fugir da Calormânia para Nárnia. Mas no rumo para Nárnia precisam passar pela capital calormana, Tashbaan, onde vivem muitas aventuras para atravessarem a grande cidade. Aravis acaba descobrindo um terrível plano do príncipe dos calormanos de conquistar Arquelândia e depois invadir Nárnia, para consolidar os seus planos de se casar com a Rainha Susana. Mas Shasta e Aravis, com a ajuda dos cavalos de Nárnia, acabam por frustrar os planos de invasão. Shasta acaba conhecendo Aslam no meio de sua jornada para levar a notícia de perigo aos narnianos. O garoto descobre que tem um irmão gêmeo, Corin, e que é na verdade filho do rei da Arquelândia.
O Príncipe Caspian
cronicas de nárnia lary di lua (1)
Quando os irmãos Pevensie estão fora de Nárnia, esta é invadida pelos telamarinos, e os habitantes de Nárnia ( criaturas falantes) são obrigados a se esconderem. Mas o Principe Caspian detentor do direito de sucessão ao trono de Telmar (e, assim, de Nárnia), gostaria de reviver a antiga forma de viver em Nárnia. O rei Miraz, tio do Principe, havia deposto o pai de Caspian, o rei Caspian IX, através de manobras políticas e golpes planejados. Como Miraz não tinha filhos, ele se cuidava para que o príncipe Caspian não o sucedesse no trono. Certo dia Miraz conseguiu ter um filho legítimo, o que obrigou o príncipe Caspian a fugir, e acaba encontrando com os narnianos. Eles organizam uma batalha contra os telmarinos e convocam a ajuda dos antigos Reis, através da trompa mágica que Susana havia recebido. A guerra entre telmarinos e narnianos dura vários dias, até que os antigos Reis chegam para ajudar.
A Viagem do Peregrino da Alvorada
 cronicas de nárnia lary di lua (5)
Enquanto passavam férias na casa do primo Eustáquio, Lúcia e Edmundo acabam entrando em Nárnia através de quadro. Os três vão parar no Peregrino da Alvorada, embarcação comandada por Caspian, que está a procura de seu pai, nos mares do fim do mundo.Eustáquio, que inicia a viagem contra a sua vontade, acaba tendo sua vida transformada após ser vítima de um feitiço que o transformou em um dragão, o que muda seu caráter. Eles vivem diversas aventura, e no final, Aslam remove o feitiço do garoto. Quando chegam na borda do mundo, os garotos voltam á Inglaterra, e o rato falante Ripchip, decide ir para o país de Aslam.
A cadeira de Prata
Como os irmãos Pevensie já estão grandes, eles não voltam á Narnia, somente Eustáquio, levando junto consigo, sua amiga Jill Pole. Eles vão para o reino, através de um velho portão nos fundos de sua escola. Eles chegam em Nárnia, muitos anos depois que o garoto havia estado lá, e o Rei Caspian já se encontra muito idoso e cansado, por buscar seu filho, o príncipe Rilian, perdido nas terras ao norte de Nárnia. Jill estava encarregada por Aslam de se lembrar dos sinais que indicariam o que fazer para conseguir resgatar o príncipe, mas já chegam perdendo o primeiro sinal. Como Caspian havia proibido as buscas ao seu filho, os meninos tiveram que iniciar uma aventura por conta própria, ajudados por Paulma Brejeiro. Seguiram pelas terras do norte, habitadas por gigantes, quase virando refeição deles.Por final, conseguem libertar o príncipe ao se lembrarem do último sinal, que indicaria que o verdadeiro príncipe juraria “em nome de Aslam”. Ele estava preso nas terras do mundo interior onde a Feiticeira Verde conspirava em usá-lo para conquistar Nárnia. O príncipe Rilian conseguiu voltar a Nárnia a tempo de ver o seu pai a beira da morte.
 
A última Batalha
Nos últimos dias de Nárnia, Tirian reinava em Cair Paravel, e o problemas começam por conta de Manhoso e Confuso (respectivamente um macaco e um burro) que encontram uma pele de leão. Fazendo grandes planos, o macaco veste o burro com a pele de leão, e passa a propagar as falsas notícias de que Aslam teria voltado e que ele seria o seu porta-voz. Manhoso faz uma alinaça com os Calormanos para que estes conquistassem Nárnia.O rei Tirian flagra o desmatamento perto do Ermo do Lampião, e após matar dois calormanos, se entrega, sendo obrigado a passar a noite amarrado em uma árvore. Desesperado, ele pede ajuda aos amigos de Nárnia (todos aqueles que já haviam entrado em Nárnia, exceto Susana.Então os amigos de Nárnia vão até a antiga casa do professor Digory para recuperar os anéis que levava a Nárnia.Mas não foi necessário utilizá-los, pois um acidente de trem na estação onde todos estavam esperando, acaba por levar Jill e Eustáquio até Nárnia.Ambos ajudam o rei a combaterem os planos dos calormanos e do macaco, mas a confusão é instaurada após o macaco pregar a ideia de que Aslam e Tash ( espirito mal) são a mesma coisa. Sem perceberem o que faziam, os calormanos e o macaco acabaram por invocar o verdadeiro Tash.Durante a luta, Jill, Eustáquio e Tirian são forçados a ir para dentro de um estábulo que na verdade era uma porta para a Verdadeira Nárnia, onde Pedro, Edmundo, Lúcia, Polly e Digory estavam. Então Aslam aparece e decreta o fim de Nárnia, tirando as estrelas do céu, mandando dragões comerem as árvores, e por fim trazendo todos os habitantes justos e virtuosos de Nárnia para a Verdadeira Nárnia. Todos então seguem até chegarem em um lugar muito alto, onde puderam encontrar pessoas que já tinham morrido. Deste lugar podia-se ver outros lugares do mundo de Nárnia e do nosso próprio mundo também. As crianças ficam apreensivas pois no final sempre são mandadas de volta; porém, Aslam os anima pois na verdade tinham morrido ao entrar em Nárnia. Agora Aslam deixava de parecer com um leão e começam as verdadeiras aventuras daqueles que chegaram ali.Apenas Susana não voltou a Nárnia, pois havia crecido e esquecido da existência das antigas aventuras.
* Postagem feita para um concurso do Mundo Nárnia em 2011


Dia 25/07/2013 às 00:50

Oi flor…
vim agradecer a visita la no meu blog, ja estou seguindo aki..se quiser seguir o meu ficaria muito agradecida.

Bjos :*
http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

Ise disse:
Dia 17/03/2014 às 14:08

Li todos, perfeitos! Eu tenho uma certa com o último livro, eles morrem num acidente de trem e são levados para Nárnia??? Isso sempre me assustou….