Por Di Lua, sobre Diário de Viagem
Dia 11/11/2015

o que fazer em Pirenópolis lary di lua (6)

Você gostou muito do post “Look da Lary: Portas de Pirenópolis” e ficou com vontade de conhecer a cidade ? Então continue lendo esse post e saiba o que fazer em Pirenópolis.

o que fazer em Pirenópolis lary di lua (5)

Andar pelas ruas da época colonial

Pirenópolis foi tombada como Patrimônio Histórico pelo IPHAN em 1989, devido a preservação de sua arquitetura e tradições. Andar pelo Centro Histórico da cidade é como viver na época colonial, observando os casarões e igrejas do século XVIII. Nessas andanças você vai acabar chegando na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (A imagem de Nossa Senhora do Rosário chegou em Pirenópolis em 1727, e se tornou a padroeira da cidade), Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e mesmo que você não seja católico, vai querer fotografá-las devido a sua arquitetura barroca. Vale a pena visitar também o Teatro de Pirenópolis, que mistura o colonial e o neoclássico, e o Cine Teatro Pireneus, em estilo art-déco.

o que fazer em Pirenópolis lary di lua (1)Igreja Nossa Senhora do Rosário
o que fazer em Pirenópolis lary di lua (4)Ponte sobre o Rio das Almas

Visitar Museus e teatro

Museu de Arte Sacra – O museu é integrado a Igreja Nossa Senhora do Carmo e foi fundado há mais de 250 anos. Lá você encontra diversos elementos artísticos como imagens santas, quadros e sinos. A imagem de Nossa Senhora do Rosários dos Pretos, do século XVIII e esculpida pelo artista barroco goiano Veiga Valle, é o item mais valioso do acervo.  O Museu está localizado no Bairro do Carmo e pode ser visitado de quarta a domingo, das 11 às 17h.

Museu do Divino – O museu está instalado no antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia  e fornece várias informações sobre a festa do Divino, uma das mais importantes da região. O turista tem acesso a fotografias, peças, roupas, imagens e muito mais. O Museu do Divino está localizado na Av. Beira Rio, no Centro Histórico de Pirenópolis. As visitas também acontecem de quarta a domingo, das 11 às 17h.

Teatro Sebastião Pompeu de Pina – O segundo teatro construído em Pirenópolis é datado do final do século XIX e início do século XX. O teatro está localizado no Largo da Matriz, no Centro Histórico da cidade.

o que fazer em Pirenópolis lary di lua (7)

Fazer trilhas e tomar Banho de Cachoeira

Com cerca de nove cachoeiras espalhadas pelo município, Pirenópolis é uma cidade para todos os gostos e estilos físicos (rsrs). Se você for mais sedentário, pode visitar a Cachoeira da Meia Lua, que não exige muito prepara físico. Agora, se você tem bom preparo físico você pode ir a Fazenda Bonsucesso, a 5km da cidade, e fazer a trilha que passa pelo trecho da Estrada Real (da época do Brasil Colônia e era usada para escoar o ouro produzido no município) e  leva a um conjunto de seis cachoeiras do ribeirão Soberbo, um dos afluentes do rio das Almas (rio que corta a cidade), denominadas de Açude, Landi, Palmito, Pedreira, Bonsucesso (com queda de 12 metros) e a Lagoa Azul.

Você ainda pode visitar a Cachoeira Nossa Senhora do Rosário, Cachoeira da Meia Lua, Cachoeira do Abade, Cachoeiras das Araras, Cachoeira da Usina Velha, Cachoeiras do Bonsucesso, Cachoeiras dos Dragões, Cachoeira do Lázaro, e a Cachoeira Santa Maria.

Se você gosta de água fria (muito fria mesmo), Pirenópolis é seu lugar.

o que fazer em Pirenópolis lary di lua (8)Lagoa Azul
o que fazer em Pirenópolis lary di lua (9)Bonsucesso


Dia 11/11/2015 às 22:54

Que lugar mais fooofa, super histórico. Fiz muitas viagens assim quando mais nova.

Beijos, Love is Colorful

Di Lua disse:
Dia 12/11/2015 às 00:05

É bom né Bárbara !?
Beijos.

Mariana disse:
Dia 12/11/2015 às 00:03

Oieee c: Que lugar mais lindo *-* Essas paisagens são maravilhosas.
Pelo que pude ver no texto, é um lugar muito histórico que dá para aprender muitas coisas sobre a história do Brasil. Esse é o legal!! Muito bons esses museus.

Está a fim de ver como foi o pocket show exclusivo da cantora Demi Lovato em São Paulo??

Correee lá no blog e veja como foi essa minha experiência incrível!! Beijinhos *-*

http://www.sonhosperdidos.com.br/2015/10/pocket-show-da-demi-lovato-sao-paulo.html#.Vj6ZnLerTIU

Di Lua disse:
Dia 12/11/2015 às 00:06

Oii Marik, sim , esses lugares têm muita história para contar.
Bjs